Curiosidades Históricas - Parte 4-6


Brasil presidentes viúvos divorciados, nunca solteiros


Ao longo desses 123 anos de República, apenas um viúvo – Humberto de Alencar Castelo Branco – tomou posse do cargo e apenas um presidente – Hermes da Fonseca – enviuvou e casou durante o mandato. Da mesma forma, somente um deles – Fernando Collor de Mello – era divorciado.


Durante 110 anos nenhum presidente pôs os pés no

teatro onde Lincoln foi assassinado

Durante 110 anos, desde que Abraham Lincoln foi assassinado, em 14 de abril de 1865, no Teatro Ford de Washington, capital dos Estados Unidos, nenhum presidente tornou a pôr os pés nesta casa de espetáculos. A tradição foi quebrada em 1975, pelo então presidente Gerald Ford , para assistir a uma peça que retratava a vida de outro presidente, Harry Truman.



A única cidade brasileira fundada por franceses

Criada em 1612, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu nome é uma homenagem a Luís XIII da França, o rei que ordenou a tomada do local. Antes da chegada dos europeus, a terra era habitada por índios Tupinambás, que a chamavam de Upaon-Açu (Ilha Grande).


Jornal Time é tão importante para os ingleses que foi 

bombardeado durante a II Guerra Mundial

A importância do jornal Time para os ingleses é tal que durante a II Guerra Mundial os aviões alemães bombardearam sua redação em Londres para “calar a Inglaterra”. Uma semana depois, o jornal voltava a circular, em uma redação improvisada, pedindo desculpas aos leitores pela “impontualidade”.