A empresa foi fundada em 1929,
pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que
partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir
uma loja no estilo Five and Ten Cents (lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10
centavos, na moeda americana). A ideia era lançar uma loja com preços baixos,
no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do
século.
No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max
Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Na visita ao Rio de
Janeiro, os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e
militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas
não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam
mercadorias caras e especializadas, o que obrigava uma dona de casa ir a
diferentes estabelecimentos para fazer as compras.
Foi assim que decidiram que
o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento –
uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que
vendesse vários tipos de mercadorias. Eles desejavam oferecer uma maior
variedade de produtos a preços mais acessíveis. Assim, no ano de 1929,
inauguraram a 1ª Lojas Americanas, em Niterói (RJ), com o slogan “Nada além de
2 mil réis”. Durante a primeira hora de funcionamento, nenhum cliente apareceu.
O fracasso parecia iminente. No entanto,
uma garotinha, após passar minutos olhando através da vidraça, entrou e comprou
uma boneca. A Lojas Americanas conquistava, assim, seu primeiro cliente, dos
muitos que viriam depois. No final do primeiro ano, já eram quatro lojas: três
no Rio e uma em São Paulo. Em 1940, Lojas Americanas se tornou uma sociedade
anônima, abrindo assim seu capital.
Em 1982, os principais acionistas do Grupo
Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como
controladores. No 1° semestre de 1994, Lojas Americanas concretizou a formação
de uma “joint venture” com o nome de Wal Mart Brasil S/A, com participação de
40% das Lojas Americanas S.A, e 60% por parte da Wal Mart Store Inc. na
composição do capital. Em dezembro de 1997, por decisão do Conselho de
Administração da empresa, foi aprovada a venda total da participação de 40% na
“joint venture” para o Wal Mart Inc.
Essa decisão foi tomada após a conclusão
de que seria necessário a total concentração de recursos no próprio negócio da
companhia. Em agosto de 1998, o Conselho de Administração aprovou a venda total
da participação acionária das Lojas Americanas na empresa 5239 Comércio e
Participações S.A, subsidiária que detinha o controle acionário de suas 23
lojas de supermercado, para a empresa francesa Comptoirs Modernes (pertencente
ao Grupo Carrefour). A decisão pela saída do segmento supermercadista deveu-se
ao processo de consolidação pelo qual passa este setor no Brasil com a entrada
de grandes concorrentes internacionais, o que exigiria expressivos
investimentos para a manutenção da posição de mercado da Companhia.
Desta
forma, a Lojas Americanas decidiu novamente focar em seu principal negócio:
lojas de descontos. Em julho de 1999, a companhia decidiu pela segregação de
seu negócio imobiliário, tendo o seu capital social reduzido em R$ 493.387 mil,
valor correspondente ao investimento possuído pela São Carlos Empreendimentos e
Participações S.A. No final do ano de 1999 a empresa iniciou a venda de
mercadorias através da Internet criando a controlada indireta Americanas.com.
Em 2000, a Americanas.com teve seu capital aumentado através da subscrição
integral feita pelas empresas Chase Capital Partners, The Flatiron Fund, AIG
Capital Partners, Next International, Global Bridge Ventures e Mercosul
Internet S/A, que juntas subscreveram por US$ 40 milhões, ações correspondentes
a uma participação final de 33% do capital social da Americanas.com.
O ano de
2003 teve como principal característica a aceleração do programa de expansão.
Com o objetivo de expandir a rede de lojas, foram inauguradas 13 lojas
convencionais, fortalecendo a presença da companhia em mercados importantes das
regiões Sudeste e Sul do país. Duas outras lojas foram reformadas para
possibilitar um melhor atendimento aos clientes. O conjunto de inaugurações contemplou também
a abertura, no Rio de Janeiro, das três primeiras lojas "Americanas
Express", concebidas segundo o "conceito de vizinhança". São
lojas compactas, com sortimento selecionado, mas com os mesmos padrões de
qualidade e preço que diferenciam a atuação de Lojas Americanas.
Em 2004, deram
continuidade ao processo de expansão através da abertura de 35 lojas e da
conclusão do novo Centro de Distribuição em Jandira, na grande São Paulo,
visando suportar numa primeira fase, o crescimento orgânico da Cia. tanto das
lojas físicas como de seu braço virtual.
O ano de 2005 foi um ano de importantes realizações para maximizar o
valor de Lojas Americanas: foram inauguradas 37 novas lojas, foi adquirido o
canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime e foi realizada uma joint
venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas Itaú - FAI, ou
Americanas Taií.
Em 2006, dando prosseguimento aos nossos Sonhos para a geração
de valor de Lojas Americanas S.A., prosseguiram com a expansão orgânica
inaugurando 45 novas lojas e criaram uma nova empresa, a B2W - Companhia Global
de Varejo, produto da fusão Americanas.com e do Submarino. Em janeiro de 2007,
Lojas Americanas anunciou a aquisição da BWU – empresa detentora da marca
BLOCKBUSTER® no Brasil – e somou mais 127 lojas à sua rede.
Com o objetivo de criar valor
para os acionistas, seguindo o lema interno “Queremos Sempre Mais”, em 2008 a
Lojas Americanas inaugurou um total de 58 lojas, distribuídas em 18 Estados. Um
recorde para a Companhia. Muitas cidades, como Santo Antônio de Jesus/BA,
Teresina/PI, Barreiras/BA e Crato/CE, inauguraram suas primeiras unidades. Com
a inauguração de 3 lojas na cidade de Manaus, 2008 ainda ficou marcado pela
volta da Lojas Americanas a um dos maiores centros comerciais da Região Norte
do país. Além disso, reformamos e ampliamos nossos 3 centros de distribuição,
localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE, com o objetivo de
aumentar a capacidade e melhorar nossa operação logística.
Em 2009 A Lojas Americanas
celebrou seu 80º Aniversário lançando o programa "Sempre Mais
Brasil", com o ousado objetivo de abrir 400 novas lojas até 2013, dobrando
assim o número de lojas da Companhia e dobrando também o número de cidades
presentes. Neste mesmo ano, a B2W iniciou sua expansão internacional, através
da Ingresso.com no México.
A Companhia inaugurou 70
lojas, atingindo o número máximo de lojas novas previstas para o ano de 2010 (entre
60 e 70 lojas). Já a B2W continuou sua expansão internacional, com a
Ingresso.com chegando a cinemas da Argentina e do Chile.
Foram inauguradas 90 novas
lojas, um novo recorde para a Companhia. Nesse mesmo ano de 2011, ela realizou
o maior investimento da sua história, participando com R$ 644 milhões no
aumento de capital realizado pela B2W e investindo R$350 milhões na Lojas
Americanas, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização
tecnológica.
No terceiro ano do programa
"Sempre Mais Brasil", a Companhia inaugurou mais 111 lojas, ampliando
sua presença para 254 cidades em todo o País, totalizando 25 estados mais o
Distrito Federal. Também neste ano foi anunciado o fim da parceria entre a
Lojas Americanas e o Itaú para oferta, distribuição e comercialização de produtos
e serviços financeiros, finalizando 2012.
2013 com a conclusão do
programa de expansão orgânica "SEMPRE MAIS BRASIL – 80 ANOS EM 4!", a
Companhia passa a operar 856 lojas espalhadas por 297 cidades dentro de 25
estados mais o Distrito Federal, o que significa que praticamente dobramos o
tamanho da Companhia em apenas 4 anos, concluindo com êxito o desafio divulgado
ao final de 2009. Além disso, para garantir uma maior eficiência na
distribuição das mercadorias, em outubro de 2013 a Companhia inaugurou seu
quarto Centro de Distribuição, em Uberlândia-MG. O novo centro garantirá maior
agilidade no abastecimento das lojas físicas com o objetivo de oferecer o
melhor atendimento aos clientes de Minas Gerais e das regiões Centro-Oeste e
Norte.
Na esteira de sucesso do
“SEMPRE MAIS BRASIL – 80 anos em 4!”, decidimos lançar um novo desafio: “85
anos em 5 – SOMOS MAIS BRASIL”, com o objetivo de abertura de 800 novas lojas e
2 novos Centros de Distribuição ao longo dos próximos 5 anos (2015 - 2019). É
criada a Promotora de Produtos e Serviços Financeiros +AQUI e é lançado o novo
Cartão de Crédito Lojas Americanas. Esses anúncios fazem parte de um conjunto
de iniciativas que visam melhor atender as necessidades de nossos clientes.
Inauguramos a primeira Lojas Americanas em Roraima, na capital Boa Vista,
fazendo com que a empresa consolide sua presença em todos os 26 estados
brasileiros e no distrito federal. A Lojas Americanas agora conta com 952
lojas.
2015 - Em conformidade com o
plano de expansão lançado no ano anterior "85 anos em 5 – SOMOS MAIS
BRASIL", atingimos o marco da milésima loja, inaugurando a primeira loja
na cidade de Paraty - RJ, cidade considerada Patrimônio Histórico Nacional. As
marcas Leven e D'elicce aumentaram o sortimento de produtos oferecidos aos
clientes. Também nesse ano, o novo cartão passou a ser emitido em abril/2015 e
o quiosque da +AQUI já está presente em 255 lojas de todas as regiões do país.
Fonte: https://ri.lasa.com.br