A história das Lojas Americanas no Brasil


A empresa foi fundada em 1929, pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana). A ideia era lançar uma loja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. 

No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Na visita ao Rio de Janeiro, os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas, o que obrigava uma dona de casa ir a diferentes estabelecimentos para fazer as compras. 

Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que vendesse vários tipos de mercadorias. Eles desejavam oferecer uma maior variedade de produtos a preços mais acessíveis. Assim, no ano de 1929, inauguraram a 1ª Lojas Americanas, em Niterói (RJ), com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. Durante a primeira hora de funcionamento, nenhum cliente apareceu. 

O fracasso parecia iminente.  No entanto, uma garotinha, após passar minutos olhando através da vidraça, entrou e comprou uma boneca. A Lojas Americanas conquistava, assim, seu primeiro cliente, dos muitos que viriam depois. No final do primeiro ano, já eram quatro lojas: três no Rio e uma em São Paulo. Em 1940, Lojas Americanas se tornou uma sociedade anônima, abrindo assim seu capital. 


Em 1982, os principais acionistas do Grupo Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como controladores. No 1° semestre de 1994, Lojas Americanas concretizou a formação de uma “joint venture” com o nome de Wal Mart Brasil S/A, com participação de 40% das Lojas Americanas S.A, e 60% por parte da Wal Mart Store Inc. na composição do capital. Em dezembro de 1997, por decisão do Conselho de Administração da empresa, foi aprovada a venda total da participação de 40% na “joint venture” para o Wal Mart Inc. 

Essa decisão foi tomada após a conclusão de que seria necessário a total concentração de recursos no próprio negócio da companhia. Em agosto de 1998, o Conselho de Administração aprovou a venda total da participação acionária das Lojas Americanas na empresa 5239 Comércio e Participações S.A, subsidiária que detinha o controle acionário de suas 23 lojas de supermercado, para a empresa francesa Comptoirs Modernes (pertencente ao Grupo Carrefour). A decisão pela saída do segmento supermercadista deveu-se ao processo de consolidação pelo qual passa este setor no Brasil com a entrada de grandes concorrentes internacionais, o que exigiria expressivos investimentos para a manutenção da posição de mercado da Companhia. 

Desta forma, a Lojas Americanas decidiu novamente focar em seu principal negócio: lojas de descontos. Em julho de 1999, a companhia decidiu pela segregação de seu negócio imobiliário, tendo o seu capital social reduzido em R$ 493.387 mil, valor correspondente ao investimento possuído pela São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. No final do ano de 1999 a empresa iniciou a venda de mercadorias através da Internet criando a controlada indireta Americanas.com. Em 2000, a Americanas.com teve seu capital aumentado através da subscrição integral feita pelas empresas Chase Capital Partners, The Flatiron Fund, AIG Capital Partners, Next International, Global Bridge Ventures e Mercosul Internet S/A, que juntas subscreveram por US$ 40 milhões, ações correspondentes a uma participação final de 33% do capital social da Americanas.com. 


O ano de 2003 teve como principal característica a aceleração do programa de expansão. Com o objetivo de expandir a rede de lojas, foram inauguradas 13 lojas convencionais, fortalecendo a presença da companhia em mercados importantes das regiões Sudeste e Sul do país. Duas outras lojas foram reformadas para possibilitar um melhor atendimento aos clientes.  O conjunto de inaugurações contemplou também a abertura, no Rio de Janeiro, das três primeiras lojas "Americanas Express", concebidas segundo o "conceito de vizinhança". São lojas compactas, com sortimento selecionado, mas com os mesmos padrões de qualidade e preço que diferenciam a atuação de Lojas Americanas. 

Em 2004, deram continuidade ao processo de expansão através da abertura de 35 lojas e da conclusão do novo Centro de Distribuição em Jandira, na grande São Paulo, visando suportar numa primeira fase, o crescimento orgânico da Cia. tanto das lojas físicas como de seu braço virtual.  O ano de 2005 foi um ano de importantes realizações para maximizar o valor de Lojas Americanas: foram inauguradas 37 novas lojas, foi adquirido o canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime e foi realizada uma joint venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas Itaú - FAI, ou Americanas Taií. 

Em 2006, dando prosseguimento aos nossos Sonhos para a geração de valor de Lojas Americanas S.A., prosseguiram com a expansão orgânica inaugurando 45 novas lojas e criaram uma nova empresa, a B2W - Companhia Global de Varejo, produto da fusão Americanas.com e do Submarino. Em janeiro de 2007, Lojas Americanas anunciou a aquisição da BWU – empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no Brasil – e somou mais 127 lojas à sua rede.

Com o objetivo de criar valor para os acionistas, seguindo o lema interno “Queremos Sempre Mais”, em 2008 a Lojas Americanas inaugurou um total de 58 lojas, distribuídas em 18 Estados. Um recorde para a Companhia. Muitas cidades, como Santo Antônio de Jesus/BA, Teresina/PI, Barreiras/BA e Crato/CE, inauguraram suas primeiras unidades. Com a inauguração de 3 lojas na cidade de Manaus, 2008 ainda ficou marcado pela volta da Lojas Americanas a um dos maiores centros comerciais da Região Norte do país. Além disso, reformamos e ampliamos nossos 3 centros de distribuição, localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE, com o objetivo de aumentar a capacidade e melhorar nossa operação logística.


Em 2009 A Lojas Americanas celebrou seu 80º Aniversário lançando o programa "Sempre Mais Brasil", com o ousado objetivo de abrir 400 novas lojas até 2013, dobrando assim o número de lojas da Companhia e dobrando também o número de cidades presentes. Neste mesmo ano, a B2W iniciou sua expansão internacional, através da Ingresso.com no México.

A Companhia inaugurou 70 lojas, atingindo o número máximo de lojas novas previstas para o ano de 2010 (entre 60 e 70 lojas). Já a B2W continuou sua expansão internacional, com a Ingresso.com chegando a cinemas da Argentina e do Chile.

Foram inauguradas 90 novas lojas, um novo recorde para a Companhia. Nesse mesmo ano de 2011, ela realizou o maior investimento da sua história, participando com R$ 644 milhões no aumento de capital realizado pela B2W e investindo R$350 milhões na Lojas Americanas, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica.
No terceiro ano do programa "Sempre Mais Brasil", a Companhia inaugurou mais 111 lojas, ampliando sua presença para 254 cidades em todo o País, totalizando 25 estados mais o Distrito Federal. Também neste ano foi anunciado o fim da parceria entre a Lojas Americanas e o Itaú para oferta, distribuição e comercialização de produtos e serviços financeiros, finalizando 2012.

2013 com a conclusão do programa de expansão orgânica "SEMPRE MAIS BRASIL – 80 ANOS EM 4!", a Companhia passa a operar 856 lojas espalhadas por 297 cidades dentro de 25 estados mais o Distrito Federal, o que significa que praticamente dobramos o tamanho da Companhia em apenas 4 anos, concluindo com êxito o desafio divulgado ao final de 2009. Além disso, para garantir uma maior eficiência na distribuição das mercadorias, em outubro de 2013 a Companhia inaugurou seu quarto Centro de Distribuição, em Uberlândia-MG. O novo centro garantirá maior agilidade no abastecimento das lojas físicas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento aos clientes de Minas Gerais e das regiões Centro-Oeste e Norte.


Na esteira de sucesso do “SEMPRE MAIS BRASIL – 80 anos em 4!”, decidimos lançar um novo desafio: “85 anos em 5 – SOMOS MAIS BRASIL”, com o objetivo de abertura de 800 novas lojas e 2 novos Centros de Distribuição ao longo dos próximos 5 anos (2015 - 2019). É criada a Promotora de Produtos e Serviços Financeiros +AQUI e é lançado o novo Cartão de Crédito Lojas Americanas. Esses anúncios fazem parte de um conjunto de iniciativas que visam melhor atender as necessidades de nossos clientes. Inauguramos a primeira Lojas Americanas em Roraima, na capital Boa Vista, fazendo com que a empresa consolide sua presença em todos os 26 estados brasileiros e no distrito federal. A Lojas Americanas agora conta com 952 lojas.

2015 - Em conformidade com o plano de expansão lançado no ano anterior "85 anos em 5 – SOMOS MAIS BRASIL", atingimos o marco da milésima loja, inaugurando a primeira loja na cidade de Paraty - RJ, cidade considerada Patrimônio Histórico Nacional. As marcas Leven e D'elicce aumentaram o sortimento de produtos oferecidos aos clientes. Também nesse ano, o novo cartão passou a ser emitido em abril/2015 e o quiosque da +AQUI já está presente em 255 lojas de todas as regiões do país.