Gatos de sucesso no cinema e na TV



Tempo em que gato só ficava pelos cantos, caçava rato e miava já passou! Com essa galeria de felinos abaixo boa parte da nossa infância esteve ligada a muita aventura e momentos inesquecíveis. Difícil escolher os 10 gatos dessa lista, mais difícil ainda colocá-los numa ordem de favoritismo. Bem…pelo menos tentamos.

10 Eek



Criado por Savage Steve Holland e Bill Kopp, Eek vive com sua família e os humanos que são os seus donos. Embora seja um gato bom e prestativo, acaba sempre dando mancadas. Vive correndo do Sharky, o cão tubarão dos vizinhos. Eek nutre um amor pela rejeitada e gorda Ana Bella, a única que suporta suas trapalhadas.

Chuvisco


Criado em 1958 pela dupla Hanna e Barbera, Chuvisco tem que enfrentar sozinho a dupla de ratos Plic e Ploc, em um ambiente doméstico. Chuvisco está sempre inventando truques para capturar os ratinhos, mas a dupla vive passando a perna nele e frustrando seus planos.

Lorde Gato


Criado em 1973 pelo desenhista George Gately, Lorde Gato, como todo bom felino que se preze, é muito ativo, ágil e …malandro. Vive às voltas com a Turma do Abobrinha, composta por três monstros, ou com o cachorro Marmaduke. Com seus planos colocados em prática na base da esperteza, vive levando sempre a melhor.

China



Criada por William Hanna e Joseph Barbera em 1974, a gatinha China não precisa nem abrir a boca para roubar a cena, isso porque na verdade ela que é a heroína do desenho Hong Kong Fu. Quieta, arranja sempre soluções muito simples para combater o crime, enquanto Hong Kong Fu se desdobra para achar um caminho.

Corajoso



Criado por Bob Kane em 1960, como uma paródia de outra criação sua, o Batman, Gato Corajoso combate ao crime a bordo do Catmobile, sempre com seu parceiro Rato Minuto. Repleto de armamentos especiais e com sua estrela como símbolo, ele enfrenta, entre outros vilões, o chefão do crime Mr. Frog.

Manda Chuva


Na galeria, outra criação de Hanna e Barbera, de 1961.  Manda Chuva é o líder de uma gangue de Nova York de gatos de rua, e vive pregando peças no policial local, o Guarda Belo, que tenta sem sucesso expulsar a gangue do beco. Com sua malandragem está o tempo todo tentando ganhar dinheiro rápido.

Frajola


Criado por Friz Freleng em 1945, Frajola vive perseguindo o passarinho Piu-Piu, o ratinho Ligeirinho e às vezes o canguru Hippety Hopper que se parece com um rato gigante. Frajola, na verdade tem ciúmes da sua dona que trata o Piu-Piu muito bem. Tem um problema de dicção que o faz falar cuspindo.

Gato Félix


Criado por Otto Messmer, Felix é gentil e alegre, mas ainda assim se mete em confusões. Costuma usar o próprio rabo como ferramenta, algumas vezes retirando-o do próprio corpo. Também usa sua bolsa mágica para criar vários objetos. Precisa combater vilões como o Professor e seu ajudante Rock Bottom que querem roubar sua bolsa...

Garfield


Criação de Jim Davis de 1978, Garfield é o gato de Jon Arbuckle. Ele é preguiçoso, guloso, viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar o cão Odie da mesa, arrotar, caçar pássaros e carteiros, o seu prato favorito é lasanha. Odeia segunda-feira, passas, Nermal, dietas e caçar ratos. Medalha de prata para ele.

Tom




O primeiro lugar fica com Tom, mais uma criação de William Hanna e Joseph Barbera. Vive tentando de maneira frustrada capturar o ratinho Jerry, causando dentro de casa caos e a destruição. Utiliza diversas armadilhas como bombas e ratoeiras, mas sempre disparam nele.

Pesquisa/Montagem/Edição: JF Hyppólito