Usain Bolt: Biografia e Curiosidades


Biografia

Usain ST. Leo Bolt ou Usain Bolt, como é publicamente conhecido, é um velocista jamaicano, multicampeão olímpico e mundial. Nasceu em 21 de agosto de 1986, em uma zona rural de Trelawny, na Jamaica, e é considerado uma lenda do atletismo mundial.

Aos 14 anos, ele começou a competir em campeonatos regionais e, aos 15, conquistou três medalhas no campeonato mundial de atletismo Júnior, na Jamaica, uma de ouro e duas de prata.

Bolt é primeiro homem da história olímpica a ganhar tanto nos 100 quanto nos 200 metros de corrida em tempos recordes. E ainda bateu recorde no 4x100 metros. Seus resultados lhe renderam o apelido de "Lightning Bolt", que remete à raio ou relâmpago.

Sua consagração veio em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando obteve vitórias nos 100, 200 e 4x100 metros. Em 2012, repetiu o espetáculo e defendeu seus títulos, ganhando ouro novamente nas três respectivas modalidades.

Em 2016, nas Olímpiadas no Rio de Janeiro, Usain Bolt declarou que sua presença nos jogos marcam sua despedida, sendo esses, os últimos jogos olímpicos em que irá competir.

Curiosidades



1 - Tem dificuldade para fugir do assédio feminino

Fora das pistas de corrida, são as mulheres quem correm atrás de Bolt. "Quando você fica famoso, há muita pressão de garotas te querendo. É difícil, para mim, ficar com uma mulher, porque as garotas literalmente se jogam sobre você. Isso é muito injusto para nós, homens. É muito difícil dizer não", disse ao jornal inglês "The Telegraph" o participante da Olimpíada Rio 2016, palco de polêmicas envolvendo famosos, inclusive Neymar, apoiado pela família para brilhar no jogo desta quarta-feira (10).

2 - Namorada com identidade preservada

O velocista jamaicano tem uma namorada há dois anos, mas ele não revela a sua identidade, mantendo, assim, a relação longe dos olhos do público e da imprensa.

3 - Virou desenho animado

Uma empresa patrocinadora de Bolt criou um desenho animado especialmente para ele. "O Menino que Aprendeu a Voar" é uma animação biográfica, criada para que os fãs conheçam histórias do velocista mais rápido do mundo.



4 - Dono de aplicativo personalizado

Bolt idealizou, juntamente com uma empresa especializada em tecnologia, um aplicativo próprio. Trata-se de um jogo em que é o atleta é o personagem principal. O aplicativo "Bolt" é o mais baixado na Jamaica.

5 - Recusa em trocar a Jamaica pelos Estados Unidos

No início da carreira, Bolt foi convidado para treinar em várias universidades dos Estados Unidos, mas ele recusou todas as propostas e fez questão de seguir com a sua preparação em Kingston, capital da Jamaica.


Por que Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo?


"Definitivamente, o que faz diferença nele é a capacidade de acelerar quando todos os demais, na história do atletismo, desaceleram", explicou o fisiologista Altamiro Bottino ao "Sportv".

Na Olimpíada de Londres (2016), Bolt, de 1,96 m, foi capaz de atingir uma velocidade média superior a 43 km/h. Além disso, cada passo do velocista teve cerca de 2,5 m de comprimento, 13 cm a mais do que os adversários. A biomecânica é a ciência que tem condições de traduzir por que o desempenho do jamaicano é tão superior aos dos demais velocistas.

"Ele consegue ter cerca de 13 cm a mais de comprimento de passada. Isso permite que ele percorra uma distância maior, usando um número menor de passos. Ele é mais econômico que os outros"

Fonte: http://www.msn.com/pt-br
Pesquisa / Montagem / Edição: JF Hyppólito