Qual felino é o melhor caçador?


O leopardo é o que tem a tática de caça mais sofisticada, mas o guepardo é mais veloz, o leão ataca em grupo, o tigre abate presas maiores e a onça-pintada tem a dentada mais violenta. Ou seja, as cinco principais espécies de felinos dividem democraticamente a vantagem nas principais características de caça.

Todos eles são carnívoros e muitas vezes disputam as mesmas presas. “Mas essas semelhanças não são suficientes para comparar e avaliar se uma espécie de felino caça melhor que outra”, diz o biólogo Rogério de Paula, do Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais. “A sobrevivência da espécie ao longo do tempo, sim, é um forte indício de que o estilo de caça é eficiente”, completa Rogério.

CLUBE DOS CINCO

Apesar de menores, leopardo e guepardo não fazem feio



O MAIS AGRESSIVO: ONÇA-PINTADA

Principais presas: Capivara, queixada, veado,anta, tatu, tartaruga, jacaré etc.
As pintas - ou rosetas - servem como camuflagem na hora da caçada. Os grossos dentes caninos não se quebram ao morder ossos ou cascos e os músculos da mandíbula tornam a mordida uma das mais poderosas O maior felino das Américas quase sempre ataca metendo os dentes caninos no crânio ou no pescoço das presas. Isso permite que a onça se alimente de animais literalmente casca-grossa, como tatus e tartarugas, e de “cabeças-duras”, como búfalos.



O MAIS “ESPERTO”: LEOPARDO


Principais presas: Antílopes de médio porte
A estrutura muscular reforçada, principalmente nas patas dianteiras, permite que o leopardo carregue presas com até o triplo de seu próprio peso para alturas superiores a 10 metros. Por ser um felino de médio porte, o leopardo compensa a menor força na mandíbula com muita agilidade. Depois de sufocar a presa com uma mordida na garganta, ele a leva para o alto de árvores, evitando que outros predadores roubem o alimento.



O MAIS SOCIÁVEL: LEÃO


Principais presas: Zebra, gnu, entre outros mamíferos com casco
Os leões contam com a grande juba para parecer maiores do que realmente são e impor respeito a outros animais. As leoas têm grande força muscular para derrubar animais de grande porte O “rei da selva” vive em grupos de até 30 indivíduos, formados por poucos machos adultos, que protegem várias fêmeas e filhotes. Na hora da caça, rola um trabalho coletivo: as leoas se juntam, cercam a presa e a abatem. Os machos adultos não participam do ataque, mas são os primeiros a comer.



O MAIS COMILÃO: TIGRE


Principais presas: Veado, javali e até búfalo
Além do grande porte e da força nas patas - características comuns a leões e onças, que ajudam na hora de derrubar presas grandes -, os tigres têm as listras para ajudar na camuflagem O maior dos felinos, com até 3 metros de comprimento (sem contar o rabo de 1 metro) e 300 quilos de peso, pode abater búfalos de até 1 tonelada. Como aperitivo, chega a mandar até 40 quilos de comida para o bucho logo depois da caça só para matar a fome mais urgente.



O MAIS VELOZ: GUEPARDO

Principal presa: Gazela

Garras não retráteis ajudam na arrancada, o corpo esguio e a coluna vertebral mais flexível auxiliam na aerodinâmica e aumento da velocidade, e o rabo comprido dá estabilidade para manobras velozes Por não ter corpo e mordida tão fortes, o guepardo se garante na velocidade, superando os 110 km/h. Depois de percorrer 500 metros em velocidade máxima, porém, o bichano fica tão cansado que pode acabar virando presa.