F.C Barcelona - A história do Barça e seus ídolos


O Futbol Club Barcelona, ou mais popularmente conhecido como Barça, é um clube espanhol da cidade de Barcelona, Catalunha e que foi fundado em 29 de novembro de 1899 por um grupo de torcedores europeus da Espanha, Suiça, Inglaterra e Alemanha. O primeiro presidente do Barcelona foi o inglês Walter Wild, por ser o mais velho do grupo de 12 fundadores.


O começo de um clube campeão




A rica história de títulos do Barcelona já começou logo nos primeiros anos, quando o time foi campeão da Copa dos Pirineus e da Copa da Espanha.

Poucos anos depois já se tornou uma grande sociedade da Catalunha, tendo até 3 mil associados. Nessa época é que surgiu o apelido de Culés, como são conhecidos os torcedores do Barça, pois quando o time jogava (e lotava as arquibancadas) na rua Indústria de Barcelona, era possível ver os espectadores sentados de costas, tendo a imagem de seus traseiros e então o apelido foi se fortalecendo e é muito usado até hoje.

A próxima década foi ainda melhor para o clube, que conseguiu, além de 4 copas da Espanha, se tornar campeão da liga espanhola em 1929. Ainda nessa década o time atingiu 11 mil sócios e mandava seus jogos no Les Corts, um estádio para 30 mil pessoas.


A crise na década de 1930


O anos 30 foram de grandes crises para o clube. Se iniciou a década com o suicídio de Hans Gamper, provavelmente devido à catastrófica situação econômica na que se entrou após o crack da bolsa de nova Iorque em 1929.


Esse período foi o mais complicado para o Barcelona, pois a crise da bolsa de Nova Iorque em 1929 afetou até o seu presidente, que se suicidou. Logo após, na segunda República, o time perdeu muitos associados, e com a guerra civil espanhola as coisas só pioraram. Nesses anos o Barça chegou a ter apenas 2500 sócios.


A década de ouro do Barcelona


o Camp Nou, inaugurado em setembro de 1957

Após a crise as coisas começaram a melhorar muito para o clube, que atingiu uma das melhores épocas em 1950, com a conquista de 3 Ligas espanholas, 5 Copas da Espanha, 4 Copas Eva Duarte, 3 Copa Duward, 1 Copa Latina, 2 Copa Martini Rossi e 1 Pequena Copa do Mundo de Clubes. Além de chegar aos 40 mil sócios. Durante a época da ditadura é que o Barça conseguiu se tornar grande símbolo catalão. Foi nessa época também que se agravou a competição com o seu maior rival: o Real Madrid.


Tempos atuais: o melhor clube do mundo




A partir de 1990 o Barcelona foi se tornando o melhor time de futebol do mundo. Com sua imensa torcida que lota o Camp Nou nas partidas do time, o Barça foi ficando cada vez melhor e nos dias atuais até dispensa comentários de tamanha técnica de seus jogadores. Como pode ser observada na goleada em cima do Santos na final do Mundial de Clubes da FIFA e na posse de bola em todos os seus jogos. É atualmente um time extremamente forte e quase imbatível.



Ídolos até o ano de 2010


foto montagem arquivos JF Hyppólito
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...