1982–1985: Apresentando o Windows 1.0
A Microsoft trabalha na primeira versão de um novo sistema operacional. Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido, pois descreve melhor as caixas ou "janelas" de computação que são fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Os céticos o chamam de "vaporware" (software anunciado, mas nunca desenvolvido).
Em 20 de novembro de 1985,
dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0.
Agora, em vez de digitar comandos do MS-DOS, basta mover o mouse para apontar e
clicar nas telas ou "janelas". Bill Gates afirma que "é um
software único, projetado para aqueles que realmente usam computador"
Há menus suspensos, barras de rolagem, ícones e caixas de diálogo que deixam os programas mais fáceis de aprender e usar. Você pode alternar entre vários programas sem precisar sair e reiniciar cada um deles. O Windows 1.0 vem com vários programas, incluindo o gerenciamento de arquivos MS‑DOS, o Paint, o Windows Writer, o Bloco de Notas, a Calculadora, um calendário, um arquivo de cartões e um relógio, para ajudar você a gerenciar as atividades do dia a dia. Tem até um jogo - Reversi.
Trívia geek: você se lembra dos disquetes e dos quilobytes? O Windows 1.0 requer um mínimo de 256 KB (quilobytes), duas unidades de disquete de dupla face e uma placa de adaptador gráfico. Para executar vários programas ou usar o DOS 3.0 ou superior, recomenda-se um disco rígido e 512 KB de memória.
E aí tudo começou, várias plataformas foram surgindo e o progresso chegou para todos, viva os visionários.
ResponderExcluir