Um Nirvana chamado Kurt


Kurt Donald Cobain foi cantor, músico e compositor da banda Nirvana, que contribuiu para uma mudança no cenário do rock na década de 1990. Ele nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen, nos Estados Unidos, e morreu no dia 8 de abril de 1994, em Seattle. Ele era filho da garçonete Wendy Elizabeth Fradenburg e do mecânico Donald Leland Cobain. Seu pai era descendente de escoceses, irlandeses e franceses, e sua mãe, era de origem irlandesa, alemã e inglesa.

Após uma infância tranquila e feliz, a vida de Kurt se transformou com o divórcio dos pais, quanto ele tinha nove anos. Seus pais passaram a ter novos relacionamentos e o garoto, por sua vez, teve a personalidade transformada. Passou, inclusive, por tratamento terapêutico.


Rebeldia e Nirvana


Contudo, sua rebeldia parecia não ter mais fim. Após não conseguir se graduar no ensino médio por falta de notas, sua mãe lhe deu um ultimato: ou arrumava um emprego ou teria que sair de casa. Kurt não conseguiu trabalho e encontrou suas coisas embaladas no quarto. A partir daí, começou a morar com amigos e também se escondia no porão da casa da mãe. Contudo, seu interesse por arte e pela música continuava intenso. Ele frequentava a cena punk e também assista a vários shows de bandas, como The Melvins.
Com 14 anos, Kobain ganhou a sua primeira guitarra e começou a procurar parceiros para formar uma banda. Conheceu o baixista Krist Novoselic e, a partir daí, nasceu o Nirvana. Levou algum tempo até que encontrassem um baterista fixo. Antes de acertar em definitivo com Dave Grohl, eles gravaram, em 1989, o álbum Bleach com Chad Channing nos pedais.


Nevermind

Money can't buy happiness, but it can buy all the albums of NIRVANA, and that´s the same thing.:

O verdadeiro e estrondoso sucesso chegaria com o álbum Nevermind (1991), com singles como Smells Like Teen Spirit, “Come as You Are” e “Lithium”. O disco é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes dos últimos tempos da história da música. O sucesso comercial, os shows e a vida de rock star literalmente entravam em conflito direto com as raízes e os conceitos alternativos de música de Kurt Cobain.

Com sua banda, popularizou o movimento de rock alternativo da cidade de Seattle chamado grunge. Outras bandas também fizeram sucesso como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden.

Ao todo, durante os seus sete anos de atividade, o Nirvana lançou três álbuns de estúdio –Bleach (1989), Nevermind (1991), e In Utero, (1993) - além de três ao vivo - MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of the Wishkah (1996) e Live at Reading (2009).


Desconforto com a fama e uso de drogas

Hey! Wait! I've got a new complaint. Forever in debt to your priceless advice.:

Reconhecido e com uma carreira de sucesso pelo mundo inteiro, Cobain mostrava desconforto com a fama. Além disso, passou os últimos anos de sua vida lutando contra o vício em heroína, dores de estômago e depressão. Fora isso, ele ainda chamava a atenção pelo casamento com a cantora Courtney Love, com quem teve uma filha, Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992.

Mesmo com o nascimento da filha, Kurt seguiu com problemas com drogas e também tentativas de suicídio. Pouco antes de sua morte, foi internado em uma clínica para um programa de desintoxicação. O músico porém, fugiu do centro de reabilitação e pegou um avião de Los Angeles para Seattle.


Suicídio

Kurt Cobain's life and music – his passion, his charm, his vision – can be understood and appreciated. His death leaves a far more savage legacy, one that will take many years to untangle.:


No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa em Lake Washington, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Ele estava morto desde o dia 5 e, embora sua esposa o estivesse procurando, ninguém havia pensado em olhar na garagem ou na estufa da casa.

Montagem e dição: JF Hyppolito