Quantidade de fiação nos
carros aumentou exponencialmente nas últimas décadas
Por Da Redação access_time 20
abr 2017, 16h48 - Atualizado em 20 abr 2017, 18h46
Carros com uma boa dose de
conteúdo eletrônico têm aproximadamente 1 km de fios de várias bitolas e que
pesam cerca de 60 kg (no total), contando os conectores que fazem parte dos
chicotes automotivos.
Nos modelos de última geração, como o Bentley Bentayga
acima, o total chega a 4 km. Para ter uma ideia, em 1948, a média dos veículos
americanos era de 45 metros de fiação por carro.
Hoje se utiliza cobre em cabos
finos, enquanto os cabos médios e de grande capacidade de corrente adotam ligas
e até barramentos (peças rígidas) de alumínio puro. Como em veículos
convencionais os chicotes representam 5% do peso total, esse valor no mínimo dobra
num híbrido e quadruplica num 100% elétrico.
Um exemplo: se num hatch comum
de 930 kg a fiação pesa 47 kg, num híbrido (Toyota Prius, de 1.415 kg) o
material chega a 141 kg, e num elétrico (BMW i3 ER, de 1.315 kg) soma 263 kg.
Com o aumento do uso do
sistema start-stop, dos híbridos e dos carros elétricos, o peso e a extensão da
fiação só tendem a crescer, o que também cria a oportunidade de a tecnologia
reduzir esse volume por conta da adição de materiais nobres que ficam mais
acessíveis ou de recicláveis que alcancem igual ou maior performance elétrica.
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