Como identificar um mentiroso

10 características de um bom mentiroso.

A revista Scientific American divulgou um recente estudo, liderado pelo psicólogo holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que alerta para as 18 principais características de um mentiroso convincente. Confira as dez mais:

1 - MANIPULADORES Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não  precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

2 - ATORES Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores)

3 - BOM DE PAPO “Pessoas expressivas geralmente são benquistas”, dizem os pesquisadores. Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.

4 - BOA APARÊNCIA Pesquisas já mostraram que pessoas bonitas tendem a ser mais queridas e vistas como honestas, o que ajuda quem curte enganar os outros.


5 - ESPONTÂNEOS Para acreditarmos num discurso, ele precisa parecer natural. Quem não tem a capacidade de ser espontâneo acaba parecendo artificial – e fica difícil convencer alguém desse jeito.


6 - CONFIANTES Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir.

7 - EXPERIENTES EM MENTIR Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir. Quem está acostumado a isso já sabe bem o que é necessário para convencer as pessoas e conseguem lidar mais facilmente com suas próprias emoções.

8 - ESCONDEM EMOÇÕES Em algumas situações mais arriscadas, mesmo um mentiroso veterano pode sentir medo e insegurança. Nesse caso, é fundamental conseguir camuflar bem essas emoções. Além disso, já dissemos que mentirosos geralmente são pessoas expressivas, né? Pois é: eles costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

9 - ELOQUENTES Pessoas eloquentes conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e conseguem enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras.

10 - BEM PREPARADOS Mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições.

Texto: Superinteressante Fonte: Scientific American link: http://tinyurl.com/bf3rfbp

Montagem/Pesquisa/Edição: JF Hyppólito