Valentes, esses veículos
encaram qualquer terreno sem grandes dificuldades. Porém, apesar de toda a
robustez, eles já não fazem mais parte dos catálogos de suas fabricantes, seja
no Brasil ou em seus países. Para matar a saudade desses carros “casca-grossa”,
confira a seguir essa galeria especial.
Chevrolet D20
Lançada nos anos 1980,
rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi
substituída pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora.
Ford F-100
Lançada no Brasil durante os
anos 1960, fez muito sucesso com sua robustez e se tornou um dos clássicos
nacionais.
Ford Rural Willys
Lançada pela Willys Overland
nos anos 1950, ficou em linha até 1977 no Brasil, passando a ter o nome Ford em
1972, quando a empresa adquiriu sua antiga fabricante.
Jeep Willys
Jeep Willys: outro veículo que
saiu da linha militar, foi um dos pioneiros da Jeep e encarava qualquer terreno
sem problemas.
Land Rover Defender
Produzido desde 1983, nesse
ano foi encerrada sua produção; sua robustez e capacidade de superar os piores
terrenos o fez ganhar fãs por todo mundo.
Toyota Bandeirante
Primeiro veículo produzido
pela Toyota no Brasil, ficou em linha entre 1962 e 2001.
Troller T4
Sua segunda geração segue em
linha, mas a versão original, que foi lançada em 2000 e ficando em linha até
2014.
Dodge Dakota
Fabricada no Brasil entre 1998
e 2001, teve sua versão esportiva R/T lançada em 2000, equipada com o motor V8
de 5,2 litros de 232 cv
Hummer H1
Baseado em um projeto militar,
ficou em linha entre 1992 e 2006
Lada Niva
Embora ainda seja produzido na
Rússia, o valente jipinho não aparece no mercado nacional desde o fim dos anos
1990; sua robustez tem fãs até os dias atuais no Brasil.
Gurgel X-12/Tocantins
Embora não tivesse tração nas
quatro rodas, o modelo da fabricante brasileira tinha ótimo desempenho
off-road, sendo utilizado até hoje pelos trilheiros; em linha de 1975 a 1992.