Cientistas encontram solução simples para acabar com a ressaca.
Diversas equipes científicas têm se dedicado ao estudo de algo relativamente comum em nossa sociedade: o mal-estar causado pelo consumo excessivo de álcool. Mas, até hoje, ainda não haviam chegado a nenhuma conclusão definitiva.
Desta vez, entretanto, a história pode ser diferente, pois um grupo de pesquisadores australianos anunciou a descoberta de um antídoto simples e muito eficaz para evitar a ressaca: a pera. Eles afirmam que o consumo de pera ou do suco dessa fruta antes da ingestão de bebidas alcoólicas evita os efeitos nocivos do álcool, como a perda de memória e a dificuldade de concentração.
Os cientistas da Australian Broadcasting Corporation constataram que o suco de pera ajuda a metabolizar o álcool no sangue, o que reduz os sintomas da ressaca, embora ainda não tenha sido provado que ele também possa ter o mesmo resultado com a embriaguez.
Vale destacar que a descoberta evita a ressaca, mas não traz sua cura: ou seja, a pera deve ser ingerida antes do álcool, e não depois. “Uma vez com ressaca, não há provas que [a pera] vá lhe fazer algum bem”, explica Manny Noakes, chefe da pesquisa.
Depois de milhares de anos de bebedeira, a humanidade, finalmente, encontrou a solução para a ressaca de maneira mais simples. Nossos ídolos da história que o digam. Eles sim devem ter passado por maus bocados em épocas quando a ciência ainda não era tão avançada como hoje.
Refrigerante contribui para curar a ressaca.
MITO: o refrigerante apenas deixa a pessoa mais hidratada, mas não previne nem cura ressaca. O gás também não traz mais conforto ao estômago. Quando há irritação gástrica e vômitos intensos, refrigerantes podem agravar o quadro, assim como qualquer ingestão hídrica em grande volume.
Água de coco ajuda a vencer a ressaca.
VERDADE: ajuda a curar a ressaca por hidratar e repor glicose, potássio e fósforo perdidos na desidratação pelo etanol.
Ressaca melhora com isotônicos.
VERDADE: podem ser úteis no tratamento da ressaca pelo teor de eletrólitos, essenciais na reposição dos sais minerais. Os isotônicos têm elevado conteúdo de sódio, mas ingeri-los em situações pontuais não traz problema.
Gengibre reduz enjoos da ressaca.
VERDADE: ajuda a combater a náusea, azia e má digestão. Vale fazer chá, incluir no suco de melancia ou até chupar bala de gengibre, apesar de não haver comprovação científica
Ovo cru cura ressaca.
MITO: os especialistas alertam que ovos crus podem ter salmonela, bactéria que causa infecções. Mas o ovo cozido pode ajudar a combater a ressaca por conter um aminoácido chamado cisteína, que contribui para eliminar do organismo o acetaldeído, subproduto do etanol.
Hortelã ajuda a vencer a ressaca.
MITO: a planta é popularmente conhecida como digestivo, mas a evidência científica é baixa. Como qualquer outro chá, pode ajudar apenas como hidratante.
Cavalinha contribui para combater a ressaca.
VERDADE – Chá de cavalinha ajuda a combater a ressaca por ser digestivo. É recomendada a adição de açúcar para repor a glicose e beber água além de qualquer chá, pois os chás são diuréticos. Mesmo assim, não há comprovação científica
Ressaca melhora com o consumo de carboidratos.
VERDADE: se os sintomas permitirem, alimente-se com carboidratos como pão e macarrão, que são convertidos em glicose pelo organismo e ajudam a repor o açúcar.
Um copo de cerveja pode rebater a ressaca.
MITO: beber cerveja ou outra bebida alcoólica não ajuda a curar a ressaca, nem é recomendável, pois o organismo precisa se desintoxicar. As pessoas que fazem isso, na verdade, não estão de ressaca e são aquelas que têm uma grande tolerância ao álcool.
Suco de tomate ajuda a combater a ressaca.
PARCIALMENTE VERDADE: os especialistas afirmam que não é recomendado, pois é muito ácido para o estômago. Não se sabe o motivo, mas a bebida temperada com uma pitadinha de sal ajuda muita gente.
Fumar piora a situação.
VERDADE: fumar pode piorar qualquer situação já calamitosa. Geralmente, quando há abuso do álcool, há também do tabaco. Ele piora a náusea, as agressões ao estômago e a oxigenação do sangue.
Um remédio antes e outro depois de beber funciona.
MITO: não existe nenhum medicamento com comprovação científica para prevenir a ressaca. Na melhor das hipóteses diminuem os sintomas.
Montagem e edição: JF Hyppólito