Regra geral, para se ser um
bom empresário deve-se ter criatividade e audácia. E foram precisamente estas
duas características que motivaram King Camp Gillette a seguir em frente.
Era uma quente e manhã de 1895
quando, ao fazer a barba, um instante de inspiração o fez imaginar um
instrumento que iria revolucionar para sempre a nossa forma de barbear.
Ao constatar que para se
conseguir fazer a barba apenas era necessária a extremidade duma lâmina de
navalha, (e não a sua totalidade), decidiu fabricar uma pequena lâmina de aço
que fosse descartável. Caso conseguisse, as antigas lâminas que necessitavam de
amolador deixavam de ser necessárias.
Na altura todos os empresários
dessa área lhe disseram que era impossível fabricar-se uma lâmina tão pequena e
que, ao mesmo tempo, proporcionasse um bom corte e fosse suficientemente barata
para se poder deitar fora após algumas utilizações.
Mas K. C. Gillette não se
deixou desanimar. Ajudado pelo engenheiro mecânico William Nickerson, formado
no MIT, conseguiu resolver os problemas técnicos e juntos, em setembro de 1901,
criaram na cidade de Boston a empresa Gillette Safety Razor Company, cujo
capital inicial de 5 mil dólares foi avançado pelo amigo John Joyce.
Em 1903 começaram a produção
em série e logo no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas, que
custavam 5 dólares o suporte e 1 dólar o pack de 20 lâminas. Sem esquecer a proteção
da sua invenção, K. C. Gillette obteve a patente do seu aparelho de barbear em novembro
de 1904.
E em boa hora o fez pois nesse
ano o negócio subiu em flecha, tendo sido vendidos 90 mil aparelhos e 12
milhões de lâminas.
A patente da invenção de K.
Gillette
Chegada a Primeira Guerra
Mundial, o governo americano encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões
de lâminas para uso dos seus soldados na guerra. Mais do que qualquer campanha
de publicidade ou marketing, esta foi a forma por excelência do novo método de
barbear ser difundido.
No final do conflito, centenas de milhares de jovens
adquiriram o hábito de se barbearem em casa em vez de irem ao barbeiro.
Escusado seria referir que a mesma situação ocorreu após o final da Segunda
Guerra Mundial.
Em 1952 a empresa alterou a
sua designação para The Gillette Company. A partir deste ano iniciou-se uma
evolução constante do produto, com sistemas de lâminas duplas, triplas e
oscilantes sempre com o objetivo de proporcionar o melhor desempenho e conforto
no barbear.
Em 2005 a Procter & Gamble
adquiriu a empresa pela quantia impressionante de 57 biliões de dólares.
Curiosidades:
– King Camp Gillette era
funcionário da Companhia de Selos de Baltimore;
– No início as lâminas eram
embaladas, uma a uma, em papéis com o retrato e a assinatura de King C. Gillette;
– Cerca de 1 Bilião de pessoas
usam um produto Gillette todos os dias;
– A Gillette está presente em
mais de 200 países e dá emprego a aproximadamente 29.000 pessoas.
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