Senor Abravanel ou simplesmente Silvio Santos


Mais conhecido pelas “colegas de trabalho” por Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, filho de um grego e de uma turca.

Seu pai era proprietário de uma pequena loja de artigos para turistas. Com o sonho de ser dono de seu próprio dinheiro, começou a trabalhar como camelô e a estudar contabilidade, chegou a trabalhar na barca Rio-Niterói fazendo sorteios.

Reconhecendo o próprio talento com a voz, decidiu tentar carreira na Rádio Nacional, onde conheceu Manoel da Nóbrega ( criador da “Praça é Nossa). Em 1957, já trabalhava como administrador do Baú da Felicidade. Em 1962, Silvio Santos estreou na TV Paulista com o programa “Vamos brincar de Forca?”, chegou trabalhar na TV Record, na qual chegou a ter 40% de ações.


Anos depois, tentou permanecer na TV Paulista/Globo, mas por questões contratuais teve que sair e batalhar por um canal de televisão próprio, cuja concessão foi liberada no governo do Presidente Figueiredo.

A TV Silvio Santos – TVS, logo trocaria de nome para SBT – Stúdio Brasileiro de Televisão, e sempre foi uma rede de televisão popular, no início, como o canal só tinha um estúdio, a programação era baseada em desenhos animados e programas de auditório do próprio Silvio Santos, anos depois com Gugu Liberato ( Programa Viva a Noite), Hebe e uma linha infantil de programas com Mara, Serginho Mallandro e Simoni. Silvio Santos sempre foi líder de audiência aos domingos, lançou o jornalismo do SBT com Boris Casoy (TJ Brasil) e o estilo de programa de entrevista “Talk Show” com Jô Soares, o “Jô Soares Onze Meia”. 


O ano de 2001, foi um dos anos mais agitados do empresário/apresentador, sendo homenageado pelo samba-enredo da escola de samba carioca Tradição. Entre os fatos mais inusitados de sua vida, foi a sua candidatura à presidência da República em 1989.