Lula - Em 1982 é acusado de ter casa no Guarujá


Folheto de 1982 acusava Lula de ter casa no Guarujá. Panfleto apócrifo circulou na primeira eleição tentada pelo petista; Lula desafiou que provassem.

Não é a primeira vez que a propriedade de um imóvel no Guarujá é atribuída a Lula. Em 1982, quando se candidatou para governador de São Paulo, em sua primeira disputa eleitoral a um cargo público, um folheto apócrifo dizia que o petista tinha uma casa de veraneio na cidade turística litorânea. Com uma estrela do PT e o nome do partido sobre a foto de uma grande casa, o panfleto distribuído no último dia de campanha dizia "Esta é a casa do LULA onde ele passa as suas férias, no Guarujá".

Abaixo da foto, quatro pequenos textos faziam acusações ao candidato petista apontando atitudes que prejudicariam trabalhadores e explorando o que seriam contradições de quem dizia defender os mais pobres, como voar de 1ª classe em aviões e de se beneficiar de dinheiro do governo e de multinacionais.

A reportagem do Estadão sobre o folheto distribuído na região do ABC, publicada com outros casos de panfletos e cédulas falsas, começava com trecho da nota oficial de resposta do PT: "A onda da mansão no Morumbi não pegou, porque o Lula mora em Jardim Lavínia, à rua Maria Azevedo, 273. 



Agora inventaram a casa de férias no Guarujá. Nos últimos dez anos, as únicas férias que o Lula teve foram os 31 dias que passou na cadeia do Dops. Desafiamos os acusadores do Lula a mostrarem a cara e darem o tal endereço da tal casa no Guarujá e sua escritura."

Lula também rebateu o panfleto diretamente, dizendo que "foi impresso pelo pessoal do PMDB de São Bernardo, que se encontra desesperado." O candidato ainda ironizou: "Esse boletim é ridículo, pois quem o mandou imprimir não sabe nem mentir. Se soubessem que eu tinha uma casa no Guarujá deviam também publicar seu endereço, e não só a foto, assim eu já ocupava a casa, porque é o sonho de todo trabalhador ter uma casa para morar ou descansar". A reportagem termina com um desafio feito por Lula antes de um comício dizendo que renunciaria à candidatura se provassem que tinha uma casa de veraneio no Guarujá.

A cidade do Guarujá faz parte da história de Lula. Nascido em Garanhuns (PE), foi registrado no cartório do Guarujá, cidade litorânea da qual faz parte o distrito de Vicente de Carvalho onde passou a infância. A colônia de férias do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo que presidiu ficava no Guarujá, onde Lula presidiu um congresso da entidade em 1978.


Postar um comentário
Assinar: Postar comentários (Atom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...