Durante
a rotina, o consumidor se depara com diferentes marcas e nomes de empresas que
já caiu no costume. Twitter, Google ou Facebook, quase todo mundo sabe ler,
pronunciar ou escrever. Mas poucos sabem a origem desses nomes. Cada
empresa tem a sua história, algumas um pouco curiosas, outras já nem tanto.
Então, confira como foram escolhidos os nomes que batizam, até hoje, algumas
das principais companhias de tecnologia do planeta.
TOSHIBA
Tokyo Denki e Shibaura
Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que
hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com certo
“bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus
nomes e formar o nome da empresa: Toshiba. Uma solução simples e eficiente.
SAMSUNG
Da exportação de peixes secos
a lojas de departamento, a Samsung passou por vários ramos antes de se tornar
esta respeitada empresa de eletrônicos e tecnologia. A explicação para o nome
da empresa é bastante simples: Samsung, em coreano, significa “três estrelas”.
A ideia foi do fundador da companhia, Byung Chull Lee, em 1º de março de 1938.
APPLE
Quem diria que uma simples
maçã seria o símbolo de uma das marcas mais conhecidas mundo afora?
Existem duas histórias para o
nome escolhido. A primeira conta que, um dia, enquanto os fundadores da empresa
viajavam por uma estrada, Steve Jobs virou para Steven Wozniak e falou: “Eu
tenho um nome para a companhia: Apple”.
Já na segunda versão, essa um
pouco mais elaborada, os dois não escolheram o nome à toa. Na verdade, ambos
pensaram em ter o máximo de vantagens possível, por isso, três razões os
motivaram a utilizar a fruta:
1. Apple começa com a letra
‘A’ e isso faz com que ela apareça na frente da maioria das marcas concorrentes
em uma lista alfabeticamente ordenada.
2. Frutas passam uma imagem de
vida saudável. Com a escolha da maçã, Jobs e Wozniak queriam dizer às pessoas
que a utilização de computadores é algo que não prejudica a saúde.
3. Por fim, o fator
“surpresa”. Como o ser humano tem a tendência de memorizar associações e
eventos inusitados, criar uma marca de tecnologia chamada de Apple faria com
que isso ficasse gravado na mente das pessoas – e como podemos perceber,
funcionou.
E porque todos os produtos
trazem um “i” em seu nome? A ideia é passar, de forma minimalista e elegante, a
postura da empresa: aparelhos criados para usuários pessoais (“i” de
individual) e com total acessibilidade (“i” de internet).
MICROSOFT
Apesar de ter buscado uma
ideia menos “criativa” do que os seus eternos concorrentes da Apple, Bill Gates
também conseguiu criar uma marca mundialmente famosa – com um nome que ficou
fixado na mente de praticamente toda a população mundial.
O nome da empresa vem da
junção de duas palavras: “Microcomputer” e “Software”. Dessa forma, Microsoft
diz, mesmo que indiretamente, qual a principal atividade praticada pela
empresa.
GOOGLE
Para entender o nome Google é
preciso conhecer um pouco de matemática. Isso porque a palavra veio de um termo
matemático utilizado para expressar o número 1 seguido de 100 zeros: “Googol”.
Se a ideia era buscar algo que
representasse “toneladas” de informação, o primeiro passo já tinha sido dado.
Todavia, a variação dessa palavra (a marca conhecida como Google) surgiu,
segundo boatos, de um simples erro de digitação na hora em que foram buscar
pelo domínio desejado.
Já outras pessoas afirmam que
os fundadores da empresa não contaram com o “acaso” e simplesmente quiseram
brincar com a palavra “Googol”, encontrando assim, a alternativa: Google.
YAHOO!
Ao contrário do que se imagina
o nome da empresa não veio da expressão “Yahoo” que pode significar uma
exclamação verbal de aventura ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo
escolheram a palavra por causa de sua definição literária, mais precisamente do
livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”. Segundo a história, os
“Yahoos” eram espécies de criaturas selvagens.
TWITTER
O primeiro nome escolhido para
o serviço tinha sido “Status”, mas este não agradava nem a seus fundadores, que
resolveram ir em busca de algo melhor. Dessa forma, começaram a surgir várias
ideias. Entre elas, apareceu a palavra “twitch” que, em inglês, significa algo
como “estremeção” – o que lembraria a vibração do celular no seu bolso quando
você recebe alguma SMS.
Apesar de ser considerada como
uma boa alternativa, o termo não trazia o apelo comercial desejado pelos seus
criadores. Então, vagando pelo dicionário em busca de alternativas, surgiu a
ideia que permanece até hoje: Twitter.
Uma definição perfeita para
pequenas quantidades de informação e, também, para pios de aves – símbolos da
empresa.
FACEBOOK
O Facebook é atualmente a
maior rede social do planeta. Porém, no início, a ideia era reunir os alunos da
universidade de Harvard em um site onde pudessem conversar, visualizar fotos e
manter contato.
Facebook é uma abreviação do
nome original do serviço, primeiramente conhecido como “TheFacebook”. Os
“facebooks” são muito comuns nos Estados Unidos e reúnem imagens dos alunos de
escolas, universidades, cursos e fraternidades em geral. Essa “tradição” foi a
inspiração de Mark Zuckerberg na hora de dar um nome para a sua rede social.
SONY
Assim como os nomes de muitas
gigantes da tecnologia, a Sony também encontrou a sua alcunha ideal na junção
de duas palavras diferentes. A primeira é “Sonus”, palavra latina cujo
significado é som. A outra é “Sonny”, uma maneira informal de se referir a algo
no diminutivo, como um menino pequeno, por exemplo.
Dessa forma, a palavra Sony
foi formada, levando-se em conta também a facilidade de sua memorização e
pronúncia em praticamente todos os idiomas.
HP – HEWLETT-PACKARD
O nome original da
Hewlett-Packard (popularmente conhecida como HP) veio da junção dos sobrenomes
de seus dois fundadores – Bill Hewlett e Dave Packard. A curiosidade fica por
conta da maneira que eles encontraram para definir qual nome deveria vir
primeiro: jogar cara ou coroa.
NINTENDO
A palavra Nintendo vem de uma
transformação da original japonesa “Nintendou”, sendo que “nin” significa
pessoa, “ten”equivale a céu e “dou” quer dizer terra. Algumas pessoas afirmam
que se trata de uma adaptação de um ditado japonês, algo como “Deixar a sorte
nas mãos de Deus” ou, ainda, “Confiada aos céus”.
Depois de uma marca se tornar
conhecida, é difícil de acreditar em como alguns nomes podem surgir das mais
diferentes maneiras. O fato é que, seja utilizando a junção de outras palavras
ou simplesmente errando a digitação de um termo, os criadores acabam acertando
na hora de escolher um nome ideal!
NOKIA
Se você procurar no Google
Maps por uma cidade chamada Nokia, vai acabar parando na Finlândia, país no qual
surgiu uma das mais famosas e importantes fabricantes de equipamentos
eletrônicos (em especial, celulares).
Sim, a empresa em questão é a
Nokia. A companhia, fundada em 1965 por Frederik Idestam, recebeu esse nome
para que a pequena cidade finlandesa saísse do anonimato e ficasse mundialmente
famosa.
|:)
E você, conhece mais alguma
história sobre alguma marca para contar e que não foi citada aqui? Então
compartilhe com a gente nos comentários.
FONTES: TECMUNDO |
PESQUISA|MONTAGEM|EDIÇÃO: JF
HYPPÓLITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário