Videogames que marcaram muitas gerações



Esses aparelhos evoluíram acompanhando a tecnologia, mas deixaram marca na vida de muitas pessoas. A infância de muitas crianças não é apenas marcada por filmes ou brinquedos da época, mas também por videogames que fizeram parte do dia a dia dos pequenos. Na lista que segue você vai relembrar alguns dos videogames mais antigos e emblemáticos que fizeram a alegria de muitas gerações.

1. Atari 2600 (1977)



O clássico Atari 2600 não poderia estar de fora dessa lista. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época. Ao contrário de muitos videogames da época, que já com os jogos na memória, este clássico foi o primeiro a ter o sistema de cartuchos.

2. Nintendo Entertainment System ou NES (1983)


O reinado do Atari começou a cair quando o videogame da Nintendo foi lançado. É considerado o salvador desse setor industrial americano, que andava decadente. O NES teve a estreia de grandes franquias como Super Mario Bros, Metroid, Metal Gear, The Legend of Zelda, Castlevania, Final Fantasy e Mega Man.

3. Super Nintendo (1990)


O Super NES seguiu o caminho do seu antecessor, ostentando um bom hardware e baixo preço. O controle sofreu modificações, ganhando nova forma e mais botões.

4. Game gear (1990)


Era muito divertido, mas as pilhas acabavam muito rápido.

O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas ele leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som estéreo. Mesmo possuindo especificações técnicas bem melhores do que o Game Boy, este console não conseguiu conquistar o mercado por muitas razões: mesmo sendo um portátil, ele ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente. A tela possuía iluminação interna, consumindo muita energia, o que fazia com que as pilhas acabassem com poucas horas de uso.

5. Mega drive (1988)


O megadrive revolucionou o mundo dos games na época de lançamento.

O videogame preto da SEGA marcou a primeira aparição de Sonic. O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.

6. Nintendo 64 (1996)


O Nintendo 64 ainda é muito popular hoje em dia.

A Nintendo continuou dominando o cenário dos games com a chegada do Nintendo 64, que trazia gráficos tridimensionais, além da novidade de ter até 4 jogadores ao mesmo tempo.

7. Playstation 1 (1994)


Com a chegada do play 1 o mundo dos jogos ficou muito mais moderno.

A Nintendo começou a ficar em desvantagem com o lançamento do play 1. Ele trazia gráficos ainda mais avançados e mecânicas inovadoras para a época. No Brasil, de acordo com a Sony, o PlayStation não foi vendido oficialmente devido a pirataria e uma disputa judicial pelos nomes Playstation e PS2, pois estas marcas já estavam registradas por uma empresa. Apesar disso, houve um grande "mercado informal" de videogames e jogos.


Fonte: O Vanguardista
Postar um comentário
Assinar: Postar comentários (Atom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...