Karl Friedrich Benz - Pioneiro alemão do automóvel
25-11-1844, Karlsruhe - 04-04-1929, Ladenburg
Esse engenheiro alemão
construiu seu primeiro automóvel em 1885, juntando o chassi e o motor numa só
unidade. O motor a gasolina, de quatro tempos, dispunha de 1 cavalo de potência
e impulsionava um veículo de três rodas, dotado de um diferencial inventado
pelo próprio Benz, que distribuía a citada potência pelas duas rodas motrizes.
Em 1886, a empresa Benz obteve a patente desse veículo para a Alemanha e para o
estrangeiro.
A apresentação ao público foi
feita em Mannheim e, a partir de então, a Benz desenvolveu uma série de modelos
de até 12 lugares. Em 1926, a empresa fundiu-se com uma concorrente, a empresa
Daimler, transformando-se na Daimler-Benz A.G., com sede em Stuttgart.
A ESTRELA
O mundialmente famoso símbolo
da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das
atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a
estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de
Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal,
o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela
brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias
alterações.
Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão
das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo daBenz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém
inalterada.
NASCIMENTO DA MARCA
Em 1889 nasce a filha
Mercedes, de Jellinek - o nome feminino espanhol significa "graça". Quatro
anos mais tarde morre sua esposa.
Os negócios de Jellinek iam
tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um
Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas,
que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.
Através de um artigo
jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a
Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt,
para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com
acionamento por correias com motor de 2 cilindros.
O carro entregue em outubro de
1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek.
Ele exige uma velocidade de 40
km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898,
são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os
primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.
Emil Jellinek que dirige uma
grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro
internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como
negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos
da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já
são 29.
Jellinek exige veículos cada
vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente
durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele
utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes"
está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.
Visite o site da Mercedes Benz para ler e ver fotos da história completa
Montagem Foto Capa e Edição: JF Hyppólito