O império Mercedes Benz


Karl Friedrich Benz - Pioneiro alemão do automóvel

25-11-1844, Karlsruhe - 04-04-1929, Ladenburg



Esse engenheiro alemão construiu seu primeiro automóvel em 1885, juntando o chassi e o motor numa só unidade. O motor a gasolina, de quatro tempos, dispunha de 1 cavalo de potência e impulsionava um veículo de três rodas, dotado de um diferencial inventado pelo próprio Benz, que distribuía a citada potência pelas duas rodas motrizes. Em 1886, a empresa Benz obteve a patente desse veículo para a Alemanha e para o estrangeiro.



A apresentação ao público foi feita em Mannheim e, a partir de então, a Benz desenvolveu uma série de modelos de até 12 lugares. Em 1926, a empresa fundiu-se com uma concorrente, a empresa Daimler, transformando-se na Daimler-Benz A.G., com sede em Stuttgart.


A ESTRELA




O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. 

Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo daBenz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

NASCIMENTO DA MARCA


Em 1889 nasce a filha Mercedes, de Jellinek - o nome feminino espanhol significa "graça". Quatro anos mais tarde morre sua esposa.




Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos.


Através de um artigo jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com acionamento por correias com motor de 2 cilindros.




O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek.

Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.


Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29.



Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo. Para isso ele utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes" está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.

Visite o site da Mercedes Benz para ler e ver fotos da história completa


Montagem Foto Capa e Edição: JF Hyppólito