Em grandes centros urbanos, a
posse de carro não é necessária e é considerada luxo. Para o restante da
população que vive em ambientes rurais ou suburbanos, o carro é a chave para
suas vidas, já que sem o mesmo, estas pessoas simplesmente não seriam capazes
de realizar a maior parte das atividades do dia a dia.
As cidades e infraestrutura
são projetadas com base em carros, e o futuro previsível é ligado ao mesmo. Os
carros elétricos estão pelo horizonte, e se é possível mudar a infraestrutura
para apoiar a adoção generalizada dos mesmos, seria opção interessante.
Há quantidade enorme de
dinheiro na indústria de automóvel, e nesta seleção estão as dez marcas de
carros mais valiosas do mundo, são as determinadas mais ricas, as organizações
que detêm as marcas mais valiosas aos olhos dos consumidores e especialistas.
Renault – US$ 9.01 bilhões
A fabricante de automóvel
Renault, francesa, existe desde 1899, e é uma das mais conhecidas
multinacionais francesas em todo o mundo. E tem uma aliança conjunta com a
Nissan, estabelecida e possuindo 43.4% da fabricante japonesa, que por sua vez
possui 15% da Renault. Em 2013 a empresa vendeu em torno de 2.6 milhões de veículos
aos clientes pelo mundo.
Porsche – US$ 11.37 bilhões
Porsche foi fundada em 1931, e
fez seu nome pelo mundo na década de 1960 depois de se envolver em corridas de
automóveis e construir o valor da marca. A empresa é sediada em Stuttgart,
Alemanha.
É popular por 911, Boxster,
Panamera, Spyder e Cayenne, modelos de consumo, e é também a marca de carro de
maior sucesso na história de automobilismo com 28.000 vitórias registradas.
Hyundai – US$ 18.83 bilhões
Hyundai é uma das poucas
empresas que guiam a economia sul-coreana inteira. Originalmente fundada como
uma empresa de engenharia, em 1947, a empresa mudou o foco para fabricação de
automóveis 20 anos depois em 1967.
A sede está localizada em
Seul, e Hyundai é atualmente a quarta maior fabricante de veículos do mundo. E
são donos de 32.8% dos automóveis da Kia; no último ano produziram 4.721.156
automóveis para o mercado global.
Ford – US$ 20.24 bilhões
Atualmente a empresa é a
quinta maior fabricante de automóveis do mundo e possui um valor de marca muito
forte. A empresa tem sede em Dearborn, Michigan, e possui operações pelo mundo
inteiro.
Nissan – US$ 21.19 bilhões
Como mencionado anteriormente,
Nissan e Renault têm aliança estratégica envolvendo propriedade cruzada, com a
Renault possuindo mais que a Nissan. E curiosamente, a marca Nissan tem uma
valorização muito maior que a Renault, muito provavelmente porque possui uma
presença internacional mais forte. A Nissan tem sede em Yokohama, Japão.
Honda – US$ 22.15 bilhões
Com sede em Tóquio, Japão, a
Honda diversificou em várias outras categorias além de carros, a incluir
motores, robôs, aviões, células solares, motocicletas e ATVs. E também possui a
linha Acura de carros de alto luxo.
Mercedes-Benz – US$ 24.17
bilhões
As marcas de luxo geralmente
têm margens de lucro muito mais elevadas do que carros que são comercializados
para consumo pelas massas. A fabricante alemã Daimler AG é proprietária da
marca Mercedes-Benz que é a décima terceira maior fabricante de carros do
mundo. Daimler AG tem sua sede em Stuttgart, Alemanha, e a marca Mercedes-Benz
é a joia coroa de seu império.
Volkswagen – US$ 27.06 bilhões
Volkswagen é uma das marcas de
carro mais reconhecíveis pelo mundo, com uma presença maciça em toda a Europa,
América do Norte, além do mercado asiático. Com uma produção de 8.576.964,
Volkswagen é a terceira maior fabricante por volume em todo o mundo. A empresa
é sediada em Wolfsburg, Alemanha, e está em operação desde sua fundação em
1937.
BMW – US$ 28.96 bilhões
A empresa está sediada em
Munique, Alemanha, e foi fundada em 1916. E é proprietária da marca
Rolls-Royce, produz motocicletas, e também tem grande presença no
automobilismo, a incluir formula 1.
A marca BMW é sinônimo de
automóveis de luxo e high-end, praticamente pelo mundo inteiro, um fator que
ajudou a fabricante alemã a se tornar uma das marcas mais reconhecidas e
desejadas do planeta.
Toyota – US$ 34.9 bilhões
Toyota é, claramente, a líder
mundial na fabricação de carros. Através de sua própria marca Toyota, a marca
Lexus, e a marca Scion, a empresa japonesa entrou para negócios por todos os
dados demográficos do mercado de automóvel.
E também produz veículos
comerciais sob a marca Hino, e em breve estará produzindo carros elétricos sob
sua nova marca Ranz. É primeira também em termos de volume de produção, tendo
produzido 8.381.968 carros em 2013, quase 2 milhões a mais que G.M. Pertence a
Toyota o modelo de carro mais vendidos de todos os tempos, o Corolla.
Ao longo das últimas décadas,
Toyota solidificou sua posição dominante no mercado automobilístico mundial a
partir de sua sede em Toyota City, onde a empresa recebe seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário