Muita gente torce o nariz só de ouvir falar em “cinema brasileiro”. Há quem acredite que nenhum povo sabe criar histórias e contá-las nos cinemas como os americanos. Toda a fama que a indústria cinematográfica americana ganhou ao longo do tempo não nos deixa mentir, mas em terras tupiniquins também existe cinema de qualidade.
Nos anos 30 os brasileiros
conheceram o cinema através das chanchadas, as comédias musicais. Alguns
cineastas brasileiros, porém, queriam poder competir com os filmes estrangeiros
e isto foi possível com a criação do estúdio Vera Cruz, na década de 40. O
problema é que muito dinheiro era gasto para produzir estes filmes e eles
estavam envoltos em sofisticação. Alguns jovens interessados em cinema decidem
então ir contra a maré, na década de 60, e com os filmes que produzem, com
forte temática social, são responsáveis por criar o Cinema Novo. Diretores como
Glauber Rocha, Ruy Guerra e Cacá Diegues representam esta época.
As décadas seguintes ficam
conhecidas como a época de ouro do cinema brasileiro, com excelentes filmes
sendo produzidos, mesmo com o cerceamento imposto pelos militares.
Em 1974 é fundada a
Embrafilme, criada para produzir filmes com o intuito de agradar o governo.
Nesta época são produzidos filmes com as maiores bilheterias e as melhores
críticas até então.
Em 1990 chega ao fim a
Embrafilme e o cinema brasileiro adormece, com poucas obras de qualidade sendo
produzidas.
Mas como os brasileiros são
famosos por nunca desistirem, a retomada do cinema brasileiro acontece
gradualmente, logo após o período de seca de filmes. Leis de incentivo e
ferramentas de apoio ao cinema são criadas e em pouco tempo três filmes são
indicados para o Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
Confira agora uma lista com os
melhores filmes brasileiros, pertencentes a vários períodos do cinema nacional.
1- Assalto ao Trem Pagador –
1962
Este filme, dirigido por
Roberto Farias, foi baseado em fatos reais. Meia dúzia de criminosos atacou e
assaltou o trem pagador da Central do Brasil na década de 60, no Rio de
Janeiro. O caso só foi solucionado um ano depois do ocorrido e causou espanto,
visto que a polícia suspeitava que o crime havia sido executado por criminosos
internacionais.
No filme, um inteligente
criminoso carioca chamado Grilo (interpretado por Reginaldo Faria) convence
alguns bandidos da favela Japeri a assaltarem o trem de pagamentos da Central
do Brasil. Enquanto que Grilo é um pertencente da elite, branco e de olhos
azuis, que dirige carros de luxo e compra as roupas mais caras, os outros
criminosos são pobres e negros. Os assaltantes conseguem roubar 27 milhões de
cruzeiros e combinam de não gastar o dinheiro em menos de um ano, o que
levantaria suspeitas. No entanto, Grilo gasta mais do que devia para ostentar
riqueza e ainda humilha seus companheiros por considera-los inferiores. Tião
Medonho, o chefe do bando da favela, não perdoa e estoura os miolos de Grilo.
Em apenas três semanas de
exibição, somente no Rio de Janeiro, 400.000 pessoas foram assistir o filme nos
cinemas. A produção cinematográfica conquistou diversos prêmios nacionais e
internacionais.
2- Vidas Secas – 1963
Este é um dos mais importantes
filmes brasileiros, pois é o único representante nacional da lista redigida
pelo British Film Institute, que indicou as 360 obras fundamentais em uma
cinemateca.
Vidas Secas participou também
do Festival de Cannes e foi indicado à Palma de Ouro.
O filme, dirigido por Nelson
Pereira dos Santos, é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
Uma família de retirantes
formada pelo pai Fabiano, pela mãe Sinhá Vitória, e pelos filhos mais novo e
mais velho, além da cachorra Baleia, atravessa o sertão nordestino em busca da
sobrevivência.
3- Deus e o Diabo na Terra do
Sol – 1964
Esta obra representou um marco
do Cinema Novo. Dirigido por Glauber Rocha, o filme conta a história do
vaqueiro Manuel, que se revolta com a exploração que sofre por parte do coronel
Morais e decide mata-lo. Tal ação faz com que ele e sua mulher, Rosa, sejam
perseguidos por jagunços.
O casal só consegue escapar
quando decide seguir o beato Sebastião. Mas um novo empecilho surge na vida dos
dois. É que o matador de aluguel Antônio das Mortes, a mando da Igreja
Católica, deve exterminar os seguidores de Sebastião. Para escapar da morte,
Rosa e Manuel continuam a fugir até se encontrarem com Corisco, cangaceiro que
era companheiro de Lampião.
O filme conquistou importantes
prêmios em festivais nacionais e internacionais e foi indicado à Palma de Ouro.
4-São Paulo S.A – 1965
Dirigido por Sérgio Person, o
filme conta a história de Carlos (interpretado por Walmor Chagas), um jovem
pertencente à classe média paulistana que começa a trabalhar em uma grande
empresa do setor automobilístico. Depois de algum tempo, em um novo emprego no
qual assume o cargo de gerente, ele sustenta a família e ganha bem, apesar
disto, vive insatisfeito. Só lhe resta fugir para tentar encontrar algo que o
faça feliz. Logo Carlos percebe que a ideia foi péssima, visto que ele nutre
verdadeira paixão pela cidade de São Paulo e não poderia ser feliz vivendo em
outro lugar.
O filme foi agraciado com
vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive o Prêmio do Público na Primeira
Mostra do Novo Cinema de Pesaro, na Itália. A película é considerada uma das
únicas representantes paulistanas pertencentes ao Cinema Novo.
5- Terra em Transe – 1967
Glauber Rocha sempre foi um diretor polêmico e suas obras
sempre estiveram recheadas de críticas. Com Terra em Transe não foi diferente.
O filme foi lançado em uma época tumultuada da política
brasileira, e como na película são retratados, intencionalmente, personagens
das diferentes tendências políticas existentes no Brasil no momento, ela
recebeu duras críticas e foi muito mal recebida pelos intelectuais.
Na obra, o senador Porfírio Diniz pretende governar o
fictício país Eldorado. No entanto, um jornalista idealista, um político
populista e o dono de um império da comunicação irão atrapalhar seus planos.
Apesar de ter sido mal recebido pela crítica, o filme
conquistou prêmios importantes no exterior, além de vencer em diversas
categorias em um festival brasileiro e no Prêmio Governo do Estado de São
Paulo.
6- O Bandido da Luz Vermelha - 1968
Este filme é considerado o
maior representante do cinema marginal brasileiro. Rogério Sganzerla, roteirista
e diretor, tinha apenas vinte e dois anos de idade quando lançou a obra.
O filme é baseado na história
real de João Acácio Pereira da Costa, mais conhecido como o Bandido da Luz
Vermelha, apelido que recebeu da imprensa sensacionalista.
O assaltante dá dor de cabeça
aos policiais em função de seu comportamento fora do padrão. Ele assalta
diversas casas luxuosas de São Paulo sempre com o auxílio de uma lanterna com
luz vermelha. Seus crimes sempre ocorriam da mesma forma: ele entrava nas
casas, possuía as vítimas, conversava longamente com cada uma delas e depois
gastava o dinheiro roubado de forma extravagante.
Em determinado momento ele se
encontra encurralado e decide então encerrar sua carreira de criminoso ao
cometer suicídio.
7- Cabra Marcado para Morrer –
1984
Este filme é considerado pelos
críticos o melhor documentário brasileiro. A princípio, Eduardo Coutinho, o
diretor, queria fazer um filme de ficção para contar a história de João
Teixeira, um líder camponês paraibano assassinado em 1962.
O Golpe Militar, no entanto, o
obriga a mudar seus planos e o filme precisa ser interrompido. Coutinho só o
retoma dezessete anos depois e decide transformá-lo em documentário. Para
tanto, vai atrás dos camponeses, da viúva de João, Elizabeth, e de seus dez
filhos para colher depoimentos. O resultado é uma obra que conta a trajetória
dos personagens que recordam, com tristeza, o drama de uma família de
camponeses durante a tumultuada época da ditadura militar.
8- Central do Brasil – 1998
Este é um dos filmes
brasileiros mais premiados. Só para se ter uma ideia, Central do Brasil
conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, levou para
casa um Urso de Ouro, em Berlim e Fernanda Montenegro, a protagonista do filme,
conquistou um Urso de Prata. O filme foi agraciado ainda com outros dezessete
prêmios em importantes festivais e premiações nacionais e internacionais.
Walter Salles levou para as
telas a história de Dora (interpretada por Fernanda Montenegro), uma mulher que
escreve cartas para os analfabetos na Central do Brasil. Uma destas mulheres
que não sabe ler e escrever é Ana, que junto com seu filho Josué precisa de
ajuda para escrever uma carta. Na saída da estação Ana é atropelada e morre.
Contrariada, Dora resolve acolher o menino de apenas nove anos e o ajuda a
encontrar o pai que ele nunca conheceu, no interior do Nordeste.
9- Cidade de Deus – 2002
Fernando Meirelles adaptou o
filme para as telas de cinema a partir do livro homônimo, escrito por Paulo
Lins.
O personagem principal do
filme, de acordo com seus produtores, é a favela que dá nome à obra. Para que
os espectadores conheçam a história do lugar, são contadas as histórias dos
moradores da favela, todas narradas sob o ponto de vista do menino Buscapé. Ele
acredita que se tornará um bandido, assim como as pessoas que vivem à sua
volta. O talento que possui para a fotografia, no entanto, acaba transformando
sua vida e ele consegue se libertar do ambiente em que vive, impregnado de
crime e violência.
Muitos dos atores do filme
eram realmente moradores da favela. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar
e participou da seleção oficial do Festival de Cannes.
10- Tropa de Elite 1 e 2 –
2007 e 2010
Em Tropa de Elite, Wagner
Moura encarna o Capitão Nascimento, chefe do Bope que precisa encontrar um
substituto, já que seu filho está prestes a nascer. Em uma ocorrência em um
baile funk ele se vê diante dos aspirantes da polícia militar, Neto e Matias.
Os dois são bastante honestos e decidem frequentar o curso de formação de
oficiais da Tropa de Elite. Ambos são aprovados e Nascimento acredita que
finalmente encontrou alguém para substituí-lo, para que ele possa, finalmente,
deixar de ir aos morros e atuar em um cargo administrativo.
Em Tropa de Elite 2, Nascimento
aparece mais velho e passa a ocupar o cargo de comandante geral do Bope. Em
seguida ele é nomeado Sub Secretário de Inteligência e começa a perceber que
seus inimigos não são apenas os traficantes e os usuários de drogas, mas também
os políticos com interesses eleitoreiros e os policiais pertencentes às
milícias.
O primeiro Tropa de Elite
levou para casa o Urso de Ouro no Festival de Berlim enquanto que a sequência
de Tropa de Elite contabilizou 11 milhões de espectadores, o que fez com que o
filme se tornasse a obra nacional mais vista.
11- Bicho de Sete Cabeças –
2001
Este foi o primeiro longa
dirigido por Laís Bodansky e foi muito bem recebido pela crítica e pelo público
quando estreou nos cinemas. O filme também conquistou diversos prêmios em
importantes festivais brasileiros.
Neto (interpretado por Rodrigo
Santoro) vive uma vida comum, de certa forma, e não se relaciona muito bem com
o pai, que não entende certas atitudes tomadas por ele. Certo dia, Wilson
(Othon Bastos), o pai de Neto, encontra no bolso do casaco do filho um cigarro
de maconha. Tal descoberta vira uma tempestade em um copo d’água e, aconselhado
por especialistas, resolve internar o filho em um manicômio. Por lá Neto vai
experimentar as mais degradantes situações a que são expostos os pacientes do
local e vai perceber, ao longo do período em que fica internado, que os
pacientes da instituição vão sendo devorados por um sistema corrupto e vão
ficando sequelados ao longo do tempo.
12- Linha de Passe – 2008
O filme se passa em uma
periferia de São Paulo e conta a história de uma família humilde, formada por
uma mãe, que sempre criou os filhos sozinha, e quatro irmãos.
Cleuza é empregada doméstica,
tem quarenta e dois anos de idade e está grávida do quinto filho, de pai
desconhecido. Reginaldo, o filho caçula, não tira da cabeça a ideia de
encontrar o pai que nunca conheceu. Dinho viveu um passado obscuro e decide
mergulhar de cabeça na religião.
Dênis, o filho mais velho, já
é pai de uma criança e tem que se virar para dar conta do emprego como motoboy,
além de ajudar nas despesas do filho. Por fim, Dário, com dezoito anos, sonha
em se tornar um jogador de futebol profissional. No entanto, a idade parece ser
um empecilho. A falta de uma figura paterna para os garotos e a paixão pelo
futebol permeiam a história.
O filme, dirigido por Walter
Salles e Daniela Thomas, foi aplaudido durante nove minutos no Festival de Cannes.
Sandra Corveloni, intérprete de Cleuza, ganhou o prêmio de melhor atriz no
mesmo festival.
13- O Auto da Compadecida –
2000
Guel Arraes e Adriana Falcão
foram os responsáveis por adaptar a obra homônima de Ariano Suassuna e
transferi-la das páginas dos livros para as telas de cinema.
No filme, que se passa no
sertão nordestino, João Grilo e Chicó andam pelas ruas aprontando todas em
busca de algum dinheiro. Lá pelas tantas eles tem a ideia de roubar uma porca
de barro cheia de dinheiro, que pode parar nas mãos de Chicó caso ele se case
com a jovem Rosinha. Os planos vão por água abaixo quando João Grilo morre.
Todos os mortos se reencontram
no juízo final, quando serão julgados por um Jesus negro e pelo diabo
(interpretado por Luís Melo). Mas quem dará a martelada final e decidirá o
destino de todos é Nossa Senhora, a Compadecida (interpretada por Fernanda
Montenegro).
14- Orfeu – 1999
Cacá Diegues foi buscar
inspiração na mitologia grega para levar este filme aos cinemas.
O enredo é baseado na história
de amor entre Orfeu, o mais talentoso músico da mitologia, e Eurídice, por quem
ele se apaixona e por ela vai até o inferno.
Ambientado em uma favela
carioca, o filme ganha um ar mais brasileiro com Orfeu (interpretado por Toni
Garrido) representado por um talentoso compositor de uma escola de samba e
Eurídice (Patrícia França), a nova moradora do local em que o protagonista
vive.
Os dois se apaixonam
perdidamente quando se conhecem, mas o chefe do tráfico local tentará impedir
que a história de amor tenha um final feliz.
15- Dois Filhos de Francisco –
2005
Este filme simplesmente
estourou quando estreou nos cinemas, afinal, poucas duplas sertanejas são tão
conhecidas e fazem tanto sucesso no Brasil como Zezé di Camargo e Luciano. Os
críticos apontam que a produção superou as expectativas e foi o melhor filme
brasileiro daquele ano, inclusive sendo indicado para representar o Brasil na
categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar.
O filme não funciona como uma
biografia da dupla, mas se volta para a história da família e a trajetória
percorrida pelos irmãos até conquistarem a fama e o carinho do povo brasileiro.
Francisco (interpretado por
Ângelo Antônio) é um humilde lavrador do interior de Goiás que sonha em
transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja de sucesso. Ele
acredita inicialmente que Mirosmar, que aprende a tocar acordeão, e Emival, que
toca violão, transformarão seus sonhos em realidade. No entanto, um grave
acidente faz com que os planos tenham que ser interrompidos. Mirosmar quase
perde as esperanças, mas insiste em levar a carreira de cantor adiante. Ele até
grava um disco solo, já usando o nome artístico de Zezé di Camargo, que não faz
sucesso. É então que ele decide se unir com seu irmão Welson, agora Luciano,
que se torna a peça que faltava no quebra cabeça.
16- Se Eu Fosse Você – 2005
Esta comédia estrelada por
Tony Ramos e Glória Pires, com direção de Daniel Filho, foi o filme mais visto
de 2005.
Praticamente 4 milhões de
pessoas foram aos cinemas assistir as aventuras de Cláudio (interpretado por
Tony Ramos) um publicitário casado com Helena (Glória Pires). Eles vivem
tranquilamente uma rotina de casal que está junto há muito tempo, com brigas freqüentes
fazendo parte do dia-a-dia. Uma destas brigas sem importância, no entanto, faz
com que magicamente os dois troquem de corpos. Tal situação fará com que cada
um perceba a vida de uma maneira diferente, visto que estarão enfrentando as
situações sob o ponto de vista do outro.
Tony Ramos e Glória Pires
estão impagáveis em seus papéis quando atuam nas cenas em que estão vivendo em
corpos trocados. Tais sequências, inclusive, são alguns dos pontos altos do
filme e garantem boas gargalhadas.
Por Vivian Fiorio https://cinema10.com.br