Quem inventou o Sanduíche?


HISTÓRIA

A história do sanduíche é a história do inglês Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Montagu.

Ele viveu de 1718 a 1792. Naquela época, nenhum homem público teve reputação de ser mais amargo e, ao mesmo tempo, mais amado por seus subordinados no almirantado.

Conta a história, que certa noite, enquanto participava de mais uma de suas rodadas de carteado, pediu a um de seus criados que preparasse uma coisa "simples e rápida".

Ele não queria abandonar seu passatempo preferido...

Sem saber o que fazer, o criado pegou dois pedaços de pão e colocou um naco de presunto no meio. O lorde adorou a novidade, nunca mais fez refeições adequadas, só comia sanduíches.

De lá para cá, as pessoas ficaram muito mais ocupadas que John Montagu por isso, a invenção virou mania universal. Com seu visual atraente, sua praticidade e a possibilidade de receber uma infinidade de novos ingredientes, possibilitando grande variabilidade, o sanduíche viu passar dois séculos de história sem perder o seu glamour.

Qual era o nome do criado que serviu a refeição rápida? Pois é, este então seria o verdadeiro inventor???...



PESQUISA


John Montagu foi o 4 º Conde de Sandwich e um líder naval britânico, mais conhecido como o homónimo das ilhas de sanduíche.

Sinopse

John Montagu nasceu em 13 de novembro, 1718, na propriedade da família em Chiswick, Inglaterra. Ele herdou o título de conde de Sandwich e juntou-se o parlamento, tendo um interesse particular em assuntos navais. Montagu inspirou o nome de ambas as Ilhas Sandwich eo sanduíche durante o curso de sua carreira. Ele morreu em Chiswick em 30 de abril de 1792.

Vida pregressa

John Montagu nasceu em Chiswick, Inglaterra, em 13 de Novembro, o pai 1718. Montagu morreu quando ele tinha quatro anos de idade. Sua mãe se casou de novo rapidamente, deixando seu filho para ser criado por seu avô, o terceiro conde de Sandwich. Montagu herdou o título de seu avô em 1729. Ele estudou em Eton e Cambridge e viajou para o exterior por um período de tempo antes de tomar seu assento na Câmara dos Lordes em 1739. Ele rapidamente ganhou uma reputação como um campeão do poder naval britânico sobre o uso de tropas terrestres em conflitos continentais.


Carreira política

Montagu ocupou vários cargos governamentais, incluindo postmaster geral, secretário de estado para o departamento do norte e do primeiro lorde do Almirantado. Sua participação na perseguição bem sucedida de John Wilkes, um político companheiro e ex-amigo, lhe rendeu o apelido de "Jemmy Twitcher", depois de um caráter traiçoeiro na ópera do mendigo . Acusado de corrupção em uma base regular, Montagu foi amplamente considerado como um administrador de fraco. Sua liderança atraiu críticas específicas durante a guerra da independência americana, quando Montagu decidiu manter grande parte da frota britânica nas águas europeias durante grande parte do conflito.

Sanduíche

Montagu emprestou seu nome para tanto uma cadeia de ilhas e um género alimentício. Sua liderança em assuntos navais, e sua promoção da exploração, inspirado Inglês explorador James Cook para nomear as Ilhas Sandwich (agora conhecida como Havaí) depois dele em 1778.

O sanduíche também teria sido nomeado para o 4 º Conde. Uma história de origem é que Montagu, um jogador dedicado, passou 24 horas na mesa de jogo sustentada só de pão e carne.

Vida pessoal

Montagu casado Dorothy Fane, uma nobre, eo casal teve um filho. Dorothy seguida, tornou-se cada vez mais doente, afundando lentamente loucura. Montagu, posteriormente, tinha entre quatro e nove crianças com um cantor de ópera chamada Martha Ray. Em 1779, Ray foi assassinado no Royal Opera House.


Em 1782, Montagu se retirou da vida pública. Ele morreu em 30 de abril, 1792, na propriedade da família em Chiswick.

Pesquisa / Montagem / Edição: JF Hyppólito