Mitos sobre alimentação saudável



Ovos fazem mal para o coração


Ovos são conhecidos por conter uma grande quantidade de colesterol que, como sabemos, faz mal ao coração. Mas não é tão simples: estudos têm mostrado que o colesterol encontrado nos ovos não tem tanto impacto no seu colesterol total, mas sim a gordura saturada contida em frituras, por exemplo, que eleva os tais níveis ruins. Evite muitas gemas e consuma mais claras, fontes de proteína, para uma alimentação saudável.

OLHO NAS BARRINHAS QUE CONTÊM CAMADAS DE CHOCOLATE, CORANTES ARTIFICIAIS (FOTO: THINK STOCK)

Barra de cereal é sempre um lanche saudável


Embora as amêndoas e frutas secas sejam realmente saudáveis, o que dizer das barrinhas que contêm camadas de chocolate, corantes artificiais e outros ingredientes nada saudáveis? Se você quer enganar a fome sem engordar, o melhor é consumir as amêndoas e frutas secas sem incrementos.

NÃO SÃO SÓ BATATAS FRITAS QUE CONTÊM GORDURA, ALGUNS ALIMENTOS TIDOS COMO SAUDÁVEIS TAMBÉM (FOTO: THINK STOCK)

Consumir comidas gordurosas levam a um corpo gordo


Existem diferentes tipos de gorduras e consumir algumas delas na dieta é essencial para uma alimentação saudável. Assim como manteiga e batatas fritas, opções saudáveis como amêndoas e abacates também são gordurosos. Mas as gorduras contidas em alguns alimentos naturais reduzem os riscos de doenças do coração e infarto. Então, saber qual a gordura deve ser cortada da dieta é a dica.

CARBOIDRATOS ESTÃO EM QUASE TUDO, DA FRUTA AO SONHO DE PADARIA (FOTO: THINK STOCK)

Você deve evitar totalmente carboidratos


Assim como as gorduras, é importante saber qual o tipo de carboidrato precisa ser evitado. Carboidratos estão em quase tudo, da fruta ao sonho de padaria. Apenas tenha certeza de estar comendo mais do primeiro e menos do segundo.

PESSOAS QUE CORTAM TOTALMENTE ALIMENTOS GORDUROSOS DA DIETA MUITAS VEZES DESCONTAM NOS DOCES (FOTO: THINK STOCK)

Cortar gorduras é sempre a melhor maneira de perder peso


Quando você corta totalmente um grupo alimentar, a tendência é que você acabe suprindo a carência com outro. E, na maior parte das vezes, quem corta radicalmente qualquer gordura acaba descontando no açúcar, o que só piora as coisas.

COMER CARNE NÃO É A ÚNICA MANEIRA DE INCLUIR PROTEÍNA NA DIETA (FOTO: THINK STOCK)

Carne é a única maneira de ingerir uma “proteína completa” 


Embora a carne seja de fato uma proteína completa, o que significa que contém os aminoácidos que nosso corpo precisa, essa não é a única maneira de incluir proteína na dieta. Vegetais, frutas e grãos também são ricos em proteína, então não pense que ser carnívoro é a única maneira de ter uma alimentação balanceada.

ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MENOS EXPOSTOS A PESTICIDAS E OUTROS QUÍMICOS, O QUE NÃO QUER DIZER QUE TENHAM MAIS NUTRIENTES QUE OS NÃO-ORGÂNICOS (FOTO: THINK STOCK)

Alimentos orgânicos são sempre mais saudáveis


Este é um tema controverso entre pró-orgânicos e quem olha este tipo de alimento com desconfiança. Fato é que os alimentos orgânicos são menos expostos a pesticidas e outros químicos, o que não quer dizer que tenham mais nutrientes que os não-orgânicos. Então, pense em orgânicos quando quiser comer algo livre de aditivos e não apenas ter uma alimentação balanceada.

A QUANTIDADE DE VINHO QUE NÃO FAZ MAL À SAÚDE É DE APENAS UMA TACINHA POR DIA (FOTO: THINK STOCK)

Vinho tinto faz bem ao coração


Não se preocupe: não se trata de jogar por terra sua desculpa favorita para beber um bom vinho. Mas não é o vinho que pode elevar seu HDL, o chamado colesterol bom, mas sim o etanol, contido em qualquer bebida alcoólica que, em pequenas doses, previne o entupimento de artérias. Mas não use isso como desculpa para encher a cara –a quantidade de vinho, por exemplo, que não faz mal à saúde é de apenas uma tacinha por dia.

MUITAS DELAS CONTÊM GRANDES QUANTIDADES DE AÇÚCAR (FOTO: THINK STOCK)

Granola sempre faz bem


Só porque reúne aveia, amêndoas, frutas secas que a granola é o alimento mais saudável do mundo. Muitas delas contêm grandes quantidades de açúcar. Então, se você está procurando por um cereal leve, esta talvez não seja a melhor escolha.

HÁ UMA RAZÃO PARA QUE O ARROZ BRANCO SEJA UM DOS PRINCIPAIS INGREDIENTES PAÍSES CONSIDERADOS SAUDÁVEIS COMO O JAPÃO (FOTO: THINK STOCK)

Arroz integral é sempre melhor do que arroz branco


Há uma razão para que o arroz branco seja um dos principais ingredientes países considerados saudáveis como o Japão. Apesar de passar por mais processos químicos que seu homólogo mais escuro, alguns tipo depois são enriquecido com os nutrientes que perdem. O arroz integral, por outro lado, tem níveis mais elevados de arsênico e ácido fítico, o que torna mais difícil para o corpo absorver nutrientes como ferro.

CAFÉ CONTÉM GRANDES QUANTIDADES DE ANTIOXIDANTES, MAS DEVE SER TOMADO COM MODERAÇÃO (FOTO: THINK STOCK)

Café faz mal


Café contém grandes quantidades de antioxidantes, previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2, além de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Não, isso não quer dizer que você pode beber litros de cafeína durante o dia. Como sempre, o problema é o excesso.

NOVO GRANDE VILÃO DAS DIETAS EM TODO MUNDO, O CORTE TOTAL DO GLÚTEN SÓ É INDICADO POR MOTIVOS DE SAÚDE (FOTO: THINK STOCK)

Parar de comer glúten faz perder peso e ficar saudável


Novo grande vilão das dietas em todo mundo, o corte total do glúten só é indicado por motivos de saúde, a pessoas que têm intolerância ou sensibilidade a este ingrediente. Em outros casos, você pode apenas estar privando seu corpo de uma grande quantidade de alimentos.

MODERAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE PARA CONSUMIR AÇÚCAR (FOTO: THINK STOCK)

Açúcar só faz mal



Como todos os outros alimentos desta lista, moderação é a palavra-chave. Especialistas recomendam açúcar, fonte de energia, limitado a 10% de uma dieta diária.
Postar um comentário
Assinar: Postar comentários (Atom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...