As origens do VW Sedan se
deram na década de 30, quando o ditador alemão Adolph Hitler pensava na idéia
de financiar uma montadora de automóveis estatal, nesse tempo surgiu o nome do
engenheiro Ferdinand Porsche que já chegou a trabalhar na Daimler-Benz mas em
1931 fundou seu próprio escritório.
A pedido de Hitler, Porsche e
sua equipe criaram o VW Sedan (cujas linhas foram criadas pelo designer Erwin
Komenda), influenciado nas novas linhas aerodinâmicas que surgiriam na década
de 30 como as do Chrysler Airflow e principalmente o Tatra, vários protótipos foram apresentados mas só
em 1938 foi apresentada a forma definitiva, um compacto de linhas curvas e
motor traseiro refrigerado a ar, inicialmente batizado de KDF era um carro
simples, confiável e barato.
Por causa da segunda guerra a
produção foi interrompida, sendo fabricadas versões militares (Kübelwagen,
Kommandeurwagen e Schwimmwagen) no lugar do sedan civil, com o fim da guerra em
1946 os britânicos retomaram a produção, mas logo depois em 1948 a presidência
da VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff, a partir daí o VW
conquistou o mundo.
O VW (Typ 1) passou a ser
produzido em vários países como por exemplo Brasil e México, com o lançamento
do Golf em 74 o VW sedan foi produzido
na Alemanha até 1978. Sua versátil plataforma deu origem a diversos modelos
como o furgão Kombi(ou Typ 2), o Typ 3 e Typ 4. (sedan, fastback e SW), o
utilitário Typ 181 e o esportivo Karmann-ghia entre muitos outros.
Um detalhe interessante foi
que após uma reestilização o VW recebeu janelas laterais maiores, fato que não
ocorreu no Brasil. Nos EUA recebeu o apelido de Beetle.
O último Fusca foi produzido
no México em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas pelo mundo, mas em 1998
foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do VW, apesar do motor
dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.
BRASIL - Apesar de importado
desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959 mas não se chamava Fusca,
apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização. Seu motor boxer
refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um novo câmbio com
marchas sincronizadas.
Em 1965 apresentava um teto
solar como opcional, este logo recebeu o apelido de "Cornowagen".
Nesse mesmo ano foi apresentada a versão super básica, o famoso
"pé-de-boi", que concorria com o Gordini "Teimoso" e a DKW
"Caiçara".
Em 1967 o motor teve a
cilindrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como o vidro traseiro
maior, e o sistema elétrico mudou para 12 volts. Nunca uma plataforma foi tão
bem aproveitada, pois serviu de base para muitos modelos da marca como a Kombi,
TL, Variant, 1600 Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasília, sem contar os vários
foras-de-série que a utilizaram por décadas.
Em 1970 surge o Fuscão uma
carroceria renovada e motor de 1500 cm3. O motor 1600 cm3 equiparia o modelo
1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava pela faixa preta na tampa
traseira.
Em 1978 novas melhorias como o
bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o Fusca com lanternas
traseiras maiores, o famoso "Fafá de Belém", uma alusão aos
"dotes" da cantora. Para a década de 80 o Fusca ganha um novo painel
e o nome "Fusca" é oficialmente nomeado pela marca, continuou até
1986 quando deixou de ser fabricado.
Em 1993 a VW relançou o Fusca,
que já recebeu o apelido de "Fusca Itamar" devido aos pedidos do
presidente na época, este possuía catalisador, pneus radiais, para-choques da
cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de 3 pontos. Em 1996 o
Fusca finalmente encerra sua produção. Em 2003 a VW importou alguns exemplares
mexicanos, exclusivamente para colecionadores.
Por fim...
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