Qual é o esporte mais antigo?


Os historiadores que estudam o tema coçam a cabeça quando ouvem essa pergunta. Qual é o esporte mais antigo? 

Para começar, a definição do que é esporte, por si só, já atrapalha um bocado. 

Afinal, homens e mulheres sempre correram, pularam, lutaram e caçaram, desde que o Homo sapiens passou a vagar pelo planeta. Mas nem sempre se preocuparam em competir entre si.

"Lutas e corridas eram praticadas muito antes do que possa indicar qualquer registro escrito ou arqueológico", diz o historiador David Sansone, da Universidade de Illinois, Estados Unidos, autor do livro Greek Athletics and the Genesis of Sport (O atletismo grego e a gênese do esporte, inédito no Brasil).

Apesar dessa incerteza, é possível identificar algumas pistas.



Caçadores pré-históricos registraram, em pinturas, feitos que podem ser interpretados como práticas esportivas primitivas, quando a caça deixou de ser apenas uma mera atividade para matar a fome e ganhou aspectos religiosos e culturais.

No antigo Egito, por volta de 1500 a.C., os faraós faziam exibições públicas para demonstrar suas habilidades na caça e no arco-e-flecha. 

Corridas, lutas e jogos com bola também podem ter sido praticados durante as antigas dinastias egípcias e chinesas, milênios antes do início da era Cristã.

Séculos mais tarde, já na Grécia, os esportes ganharam destaque graças aos Jogos Olímpicos, que tiveram sua primeira edição oficial em 776 a.C..
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...