Airbag do seu carro: Como funciona?


Atualmente, os carros estão cada vez mais bonitos e modernos: Fazem funções que eram inimagináveis no século passado. Os exemplos: Compartilham músicas e outros arquivos com celulares via Bluetooth, reproduzem tais mídias através de pen drives, além também de alguns aparelhos reproduzirem mídias em DVD como filmes, fotos, entre outros.



Naturalmente, o quesito segurança também foi aperfeiçoado. Os cintos de segurança, durante os primórdios da produção automotiva, não existiam. As tentativas fracassadas de se criar um, que decapitava os ocupantes, só terminou quando Nils Bohlin, um engenheiro da Volvo, criou o cinto de segurança que é usado atualmente.


Outro item que também é necessário para garantir uma segurança maior para os ocupantes do automóvel é o ‘’Air Bag’’. Foi bastante popularizado nos automóveis de luxo, e agora vem sendo aplicado nos carros mais baratos.


Qual é a Composição do Artefato que Infla um Air Bag?



A composição de um artefato que infla um Air Bag é basicamente de acido de sódio e nitrato de potássio. Ele é inflado rapidamente, a fim de proteger a face do ocupante em caso de acidente e esvazia incrivelmente mais rápido ainda. Isso é necessário para evitar que a mesma cause sufocamento aos ocupantes.



O balão de ar, que é o Air Bag, é feito de uma matéria bem resistente, para não haver falhas posteriores.


Onde Está Localizado o AirBag?

O Air Big não fica somente situado no volante ou no painel em frente ao banco do carona. Pode estar situado também nas laterais, além de também poder estar na parte detrás dos bancos do motorista e do carona.

Quando o mesmo é acionado, ele protege, além da face, outras partes do corpo, como peito e coluna. Assim, essa parte tem chances reduzidas de sofrerem algum dano.

É Comprovado que o AirBag Salva Vidas?


Resultado de imagem para É Comprovado que o AirBag Salva Vidas?

I
sso está mais do que comprovado. Ele, juntamente com o cinto de segurança, auxilia para que a vítima de acidente não pereça. Assim, lesões mais sérias são evitadas. Um estudo diz que cerca de 6000 mil vidas já foram salvas da morte por causa do uso desse item.


Qual Foi o Primeiro Air Bag?



O primeiro Air Bag foi instalado na Classe S da Mercedes. Isso ocorreu no início da década de 1980. Entretanto, algumas empresas abandonaram essa ideia, depois de um grave acidente. Mas, a Mercedes seguiu em frente e o lançou em seu automóvel.


Entretanto…



Apesar dos milhares benefícios que o Air Bag proporciona, há alguns relatos de acidentes envolvendo esse meio de segurança, causando ferimentos na face, como a quebra do nariz, entre outros. Além disso, as pessoas que tem o hábito de fumar enquanto dirigem, se o seu veículo possuir um Air Bag, ela deve evitar isso, já que, como o Air Bag é inflado através de um gás, isso pode acabar em explosão. A primeira ocorrência de morte com Air Bag foi noticiada em 1990.

Como a tecnologia nessa época ainda não estava desenvolvida, as mortes, se comparadas atualmente, eram altas. Somente em 2005, com a criação do Air Bag com profundidade dupla é que as mortes causadas por esse item entraram em declínio. Hoje, pequenos ferimentos causados pelo Air Bag são bem comuns.



Como o Air Bag é Ativado em Caso de Acidente?


É crucial para que a proteção dos passageiros de um automóvel, em caso de acidentes, que o AirBag tenha uma ativação muito, mas muito rápida. Em 25 milésimos de segundos, o item de segurança é inflado, e protege a face e o peito de lesões graves. Para se ter uma ideia de como a ativação de um Air Bag é rápida, podemos dizer que o mesmo se ativa mais rápido que um piscar dos olhos.

O seu tamanho pode ser comparado ao de uma bola de praia, daquelas grandes que as crianças brincam.

Há algumas opções para aqueles automóveis que não possuem um banco traseiro para acomodar crianças, como é o caso das pequenas caminhonetes, caminhões, enfim. Como o Air Bag pode matar uma criança com menos de 12 anos, há um dispositivo a fim de desativar o Air Bag.

Como Fazer a Manutenção de um AirBag?


Não pense que o Air Bag não tem validade. Ele, quando sai de fábrica, tem duração de até 20 anos. Entretanto, alguns especialistas dizem que a duração deste item pode ser ainda maior. Mas os fabricantes justificam a troca por causa de defeitos ou falhas que porventura podem ocorrer com o passar do tempo.

Você sempre deve inspecionar se o Air Bag está em boas condições, antes mesmo de retirá-lo da concessionária, caso o automóvel seja novo.

Se for usado, aí a inspeção é quase que obrigatória. Por se tratar de um carro que já pertenceu à outra pessoa, essa inspeção é importantíssima, já que pode detectar problemas no Air Bag. Se a luz do painel acender, então, a vistoria tem que ser imediata.

Você deve ficar atento com os carros usados já que, ás vezes, alguns proprietários arrumam um jeito de desativar a luz indicadora que avisa se o Air Bag está com algum problema.

O que mais incomoda nesse quesito é o preço, que pode ultrapassar os 2000 mil reais, dependendo do modelo do automóvel. Mas, felizmente, esse preço tende a cair e pode atingir até 700 reais.

Se você quiser limpar o seu volante, não se preocupe. O pano úmido não afetará em nada o Air Bag. Mas, se porventura ocorrer algum fator em que o carro fica totalmente inundado (como em uma enchente, por exemplo), aí é hora de substituí-lo. Se a luzinha piscar, fique alerta. Vá de imediato trocar esse item.

Posição Correta dos Ocupantes


Os ocupantes do veículo, mais especificamente do banco da frente, devem manter uma postura correta. Devem ficar longe aproximadamente 25 cm do volante ou do painel. Se você colocar seus pés no painel, e ocorrer um acidente, o resultado pode ser digno de uma tragédia.

Bom, percebemos que o Air Bag é importantíssimo e que ele, apesar de alguns males, salva vidas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...