1975–1981: Nasce a Microsoft



Estamos na década de 1970. No trabalho, usamos máquinas de escrever. Se precisarmos copiar um documento, provavelmente usaremos um mimeógrafo ou papel carbono.

Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro.

Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft.

Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão - um computador em cada mesa de trabalho e em cada residência. Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.


O surgimento do MS-DOS






Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a administrar a empresa. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez").

Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como um processador de texto.

É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamam o novo sistema operacional de "MS-DOS".





Quando o IBM PC com MS-DOS começa a ser vendido, em 1981, ele apresenta uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do nosso dia a dia.

As pessoas descobrem a tecla de barra invertida (\).

O MS-DOS é eficiente, mas também é difícil de entender para muitas pessoas. Deve haver uma melhor maneira de criar um sistema operacional.


Trívia geek: MSDOS significa Sistema Operacional em Disco da Microsoft (Microsoft Disk Operating System).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)