Quantos metros de fios tem um carro?


Quantidade de fiação nos carros aumentou exponencialmente nas últimas décadas

Por Da Redação access_time 20 abr 2017, 16h48 - Atualizado em 20 abr 2017, 18h46

Carros com uma boa dose de conteúdo eletrônico têm aproximadamente 1 km de fios de várias bitolas e que pesam cerca de 60 kg (no total), contando os conectores que fazem parte dos chicotes automotivos. 

Nos modelos de última geração, como o Bentley Bentayga acima, o total chega a 4 km. Para ter uma ideia, em 1948, a média dos veículos americanos era de 45 metros de fiação por carro.

Hoje se utiliza cobre em cabos finos, enquanto os cabos médios e de grande capacidade de corrente adotam ligas e até barramentos (peças rígidas) de alumínio puro. Como em veículos convencionais os chicotes representam 5% do peso total, esse valor no mínimo dobra num híbrido e quadruplica num 100% elétrico.

Um exemplo: se num hatch comum de 930 kg a fiação pesa 47 kg, num híbrido (Toyota Prius, de 1.415 kg) o material chega a 141 kg, e num elétrico (BMW i3 ER, de 1.315 kg) soma 263 kg.

Com o aumento do uso do sistema start-stop, dos híbridos e dos carros elétricos, o peso e a extensão da fiação só tendem a crescer, o que também cria a oportunidade de a tecnologia reduzir esse volume por conta da adição de materiais nobres que ficam mais acessíveis ou de recicláveis que alcancem igual ou maior performance elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)