Personagens dos anos vinte sucesso até hoje


Nos anos 20 foram criados personagens inesquecíveis que fazem sucesso até hoje.    Mentes   brilhantes   deixaram   um   tesouro de educação, diversão e entretenimento que fazem parte da nossa vida nos impressos, nas telas, no rádio e em todas as mídias existentes.

1920 — Surge a personagem Narizinho, criada pelo escritor Monteiro Lobato. O livro “A Menina do Narizinho Arrebitado” conta as aventuras de uma garotinha chamada Lúcia, sua boneca de pano Emília, sua avó Dona Benta e a cozinheira Tia Anastácia, que vivem no Sítio do Pica pau Amarelo. A história agradou muitos leitores e até foi utilizada como livro de leitura da escola primária. Depois de um tempo, outras histórias foram escritas por Lobato e apareceram mais personagens: Pedrinho, o Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca e muitos outros.



1922 — Exibido o primeiro filme em que aparece o pastor alemão Rin-Tin-Tin, animal de estimação de Rusty, garoto que foi adotado pelos soldados de um forte apache (no estado do Arizona, EUA) após perder seus pais em um ataque indígena. A história de amizade e aventura, entre o garoto órfão e seu cão ‘Rinty’, fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60, quando virou série de TV.



1923 — O personagem Gato Félix é criado pelo cartunista e animador Otto Messmer. Félix é um gato preto de forma arredondada, com grandes olhos brancos e um imenso sorriso; seu nome está relacionado a duas palavras em latim: felis (gato) e felix (feliz ou estar com sorte).



1926 — O ioiô vira um brinquedo “moderno”. Os americanos promovem o brinquedo, que depois de algum tempo vira moda no mundo inteiro. A história do ioiô é bem antiga: há 3 mil anos, na China, eles eram feitos de marfim e o fio era de seda; na Grécia antiga, eram feitos de pedra; na Europa, eles eram enfeitados com joias que quando giravam apareciam bonitas figuras. Contam que até os soldados de Napoleão Bonaparte brincavam de “jou-jou” durante as batalhas.



1928 — Walt Disney cria o esperto ratinho Mickey Mouse. Fazem parte das aventuras do ratinho sua namorada Minnie, seu cachorro Pluto e seus amigos Pateta e Pato Donald.



1929 — O desenhista belga Hergé cria o personagem Tintin, jovem conhecido por sua série de aventuras ao redor do mundo. Numa das aventuras, quarenta anos antes do homem pisar na Lua, Tintin viajou em um foguete caseiro para o satélite natural da Terra.




1929 — O marinheiro Popeye aparece numa tira da seção de quadrinhos de um jornal de Nova York, criada por Elzie Crisler Segar. Sempre que está em apuros, o herói come espinafre, de uma latinha que ele sempre carrega, e fica com superforça para poder brigar com Brutus e disputar o amor de Olívia Palito.



Pesquisa / Montagem / Edição: JF Hyppolito