Lendários do Futebol - Zinedine Zidane


Zinedine Zidane (1972) é um ex-jogador de futebol, o maior ídolo do futebol francês. Por três anos foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. É o atual técnico do Real Madri.

Zinedine Yazid Zidane (1972) nasceu em Marselha, França, no dia 23 de junho de 1972. Filho de imigrantes argelinos que se estabeleceram em Marselha, no sul da França, nos anos 50. Desde pequeno acompanhou o time de futebol da cidade, o Olympique. 

Começou a jogar aos 10 anos, nas categorias de base do US Saint-Henri, onde permaneceu durante um ano. Entre 1983 e 1987, ainda na base, jogou no Union Sortive Septèmes-les-Vallons.

Em 1987, Zidane assinou com o Cannes, um dos clubes mais tradicionais da França. Com 16 anos já treinava no profissional. Apesar de o time terminar rebaixado na temporada 91/92, o atleta foi negociado com o Bordeaux. 

No time, Zidane conquistou seu primeiro título como profissional, chegando à final das Liga dos Campeões. Em 1994 foi convocado para a Seleção Francesa.

Em 1996, Zinedine Zidane foi negociado com o Juventus de Turin, na Itália, onde conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Supercopa Italiana, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes. Enquanto estava no Juventus, conquistou a Copa do Mundo de 1998. 

Na final contra o Brasil, o atleta fez dois gols na vitória de 3 a 1. Nesse mesmo ano, recebeu o primeiro título de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. Em 2000, com a conquista da Eurocopa com a França, o aleta foi eleito mais uma vez o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.

Em 2001, deixou o Juventus e foi contratado pelo Real Madri da Espanha. No Real Madri, Zidane viveu a “Era Galática” do clube espanhol, quando atuou ao lado de Ronaldo, Figo, Raul, Beckham e Roberto Carlos. 








Nessa época, conquistou importantes títulos como uma Liga dos Campeões, um Campeonato Espanhol, duas Copas do Rei da Espanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes. 

Zinedini Zidane permaneceu no Real Madri até 2006, quando encerrou a carreira acumulando 227 partidas e 49 gols marcados.











A Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foi a última competição da carreira do craque. Nas quartas de finais, o Brasil foi eliminado pela França por 1 a 0. Na final, Zidane fez 1 a 0, mas a Itália empatou e o jogo foi para a prorrogação, quando Materazzi provocou Zidane e este deu uma cabeçada no peito do italiano e acabou sendo expulso. Nos pênaltis, a Itália venceu por 5 a 4. Apesar da derrota da França, Zidane foi eleito o melhor jogador do Mundo.

Em 2013, Zidane deu os primeiros passos para a carreira de treinador. Foi auxiliar técnico de Carlos Ancelotti no Real Madri, época em que o time conquistou o título da Copa do Rei e da Champions League. Em 25 de junho de 2014 foi anunciado como técnico do Real Madri Castilla, o time B do Real. 

Em 4 de janeiro de 2016, assumiu a equipe principal, e nesse mesmo ano levou o clube a ganhar o título da Liga dos Campeões da UEFA.


Em 18 de dezembro de 2016, o Real Madri, sob comando de Zidane, conquistou o título de Campeão Mundial de Clubes da FIFA, em partida contra o Kashima Antlers, jogo realizado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.