Lamartine é Música e Futebol


Lamartine de Azeredo Babo 
(10/1/1904 - 16/6/1963) nasce no Rio de Janeiro.

Desde a infância tem contato com a música, pois sua mãe e irmãs tocam piano e a casa é frequentada por músicos amigos de seu pai. Estuda nos prestigiosos colégios São Bento e Pedro II, mas a morte do pai torna difícil a situação financeira da família.

Ele decide, então, abandonar os planos de cursar engenharia na Escola Politécnica e consegue emprego como office-boy.

Começa a colaborar em revistas de humor e inicia a carreira no teatro musicado, no qual seu primeiro sucesso é o samba Foi Você (1928).

Um ano depois estreia programa na Rádio Educadora, em que canta, faz piadas e esquetes cômicos. Nos anos 30 grava marchas clássicas do Carnaval, como O Teu Cabelo Não Nega (1932), Linda Morena (1933), Ride, Palhaço (1934) e Rasguei a Minha Fantasia (1935), está em parceria com Ary Barroso.

É autor de sambas-canções centenas de vezes regravados, como No Rancho Fundo (1931), também em parceria com Ary Barroso, e Serra da Boa Esperança (1937), sucesso originalmente gravado por Francisco Alves.

Colabora em jornais e revistas e, como radialista, comanda o programa Trem da Alegria, de 1942 a 1955, que se torna um dos mais famosos da época e é exibido em várias emissoras.

Fã de futebol, compositor dos hinos da maioria dos clubes de futebol cariocas, como os de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, clube de coração o América, além de outros.

Morre de infarto no Rio de Janeiro.

Lamartine Babo, o compositor dos hinos dos clubes do Rio de Janeiro


Quando falamos em carnaval e futebol é impossível não lembrarmos do grande e saudoso compositor Lamartine Babo. Afinal de contas, além das tradicionais marchinhas como “O teu cabelo não nega”, ele também é responsável pelos hinos de 11 clubes do Rio de Janeiro. Um número expressivo que só comprova o talento deste carioca, que chegou a ser recebido pelo então Presidente Getúlio Vargas, em 1951 (assista o vídeo ao lado).

- Ele era um gênio popular – avalia a cantora Beth Carvalho.

Na opinião do produtor musical, Nelson Motta, Lamartine tinha uma facilidade nos versos, nas melodias. Já o cantor e compositor Paulinho da Viola considera as letras das marchinhas de Lamartine Babo simplesmente primorosas.

Lamartine morreu em 1963, mas sua presença pode ser sentida até hoje nos estádios de futebol. Afinal de contas, ele compôs os hinos do Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, além do América, Bangu, Madureira, Olaria, Bonsucesso, Canto do Rio e São Cristóvão. Cada um com a sua peculiaridade.

- Ele é o espírito da irreverência do carnaval, da leveza e da alegria. Isso tudo os hinos dos clubes têm – analisa Nelson Motta.

Apaixonado por futebol e torcedor do América, ele compôs o hino do seu clube de coração baseado na adaptação de uma música americana chamada “Row”. Coincidência ou não, muita gente acha este hino o mais bonito de todos.


Beleza à parte, os hinos dos grandes clubes cariocas cantados há seis décadas por milhões de torcedores anônimos e famosos são os seus grandes sucessos de público.

Há várias versões sobre como Lamartine escreveu os hinos, sendo que uma das mais divertidas é a de Sargentelli, sobrinho do compositor. Segundo ele, levaram Lamartine para um apartamento na Rua Senador Dantas, no Centro do Rio, onde tinha uma geladeira com comida para cinco ou seis dias. Ao chegar lá, dois seguranças avisaram que ele só poderia sair após escrever os hinos dos clubes de futebol.