Guaraná Taí - Gostoso como um Beijo

Quem já passou dos 30 anos deve se lembrar do comercial “Gostoso como um beijo” do Guaraná Taí., lançado em 1982, pela agência de publicidade DPZ.

Na época, o refrigerante travava uma disputa acirrada com o Guaraná Antarctica. O Guaraná Taí. foi lançado em 1950 pela The Coca Cola Company para substituir a Fanta com sabor Guaraná.

Hoje em dia, o Guaraná Kuat, que tem um gosto bastante parecido com o Taí., substitui a marca na maioria dos estados brasileiros, inclusive recebendo os principais investimentos em comunicação.

Mesmo assim, a Coca Cola continua com a distribuição do Guaraná Taí. em algumas regiões do Brasil como Santa Catarina, Minas Gerais e interior de São Paulo.

Em 1981/82 crianças e adolescentes foram os grandes protagonistas da propaganda brasileira. Naqueles idos a Lage, Stabel & Guerreiro exibia o personagem da menina tricotando das lãs Pinguim. 

A DPZ, por sua vez,  lançava o garoto encima da tabuleta no outdoor da Chancy, um dos divisores de águas na história do veículo; lançava ainda o casal de adolescentes no Love Story do Guaraná Tai, o menininho dos sorvetes Yopa, as criancinhas que exibiam suas partes íntimas no comercial da Johnson & Johnson e mais o bebê ensaboado de shampoo pela mãe carinhosa; a Rino lançava o menino que se ajoelhava no supermercado para agradecer ao papai do céu o requeijão Mococa comprado pela mãe.


A MPM exibia crianças no comercial para a LBA e a Denver da Bahia apresentava Giulia Gam, 14 anos, em filme da Telebahia premiado em Cannes e no Clio. Já ia me esquecendo do bebê engatinhando na casa em comercial do DNER criado por Eric Nice para a Salles/Interamericana.

O fato é que nesse ano em que crianças e adolescentes protagonizaram grandes campanhas, uma particularmente mexeu com o emocional dos brasileiros: o filme criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, 60″, para o Guaraná Tai, produção da Espiral com direção de Júlio César Xavier da Silveira, fotografia de Jorge Solari e trilha sonora de Emilio Carrera. 

Era mais um comercial do produto com o tema “gostoso como um beijo”, porém desta vez apresentado num contexto de paquera envolvendo reações de timidez e alegria contida e manifesta, logo após o primeiro beijo. 

Esses mesmos ingredientes, realçados pela excepcional interpretação de Giulia Gam, também estavam presentes no Love Story da Telebahia, mas por ser um comercial regional não teve o mesmo impacto do filme da DPZ, este último vitaminado por uma maciça campanha no horário nobre da TV.


Autor: Nelson Varón Cadena