As sete maravilhas do mundo antigo


De todas as obras artísticas apenas uma permanece erguida até os dias de hoje. Confira quais foram as sete maravilhas do mundo antigo. A lista que contém as consideradas sete maravilhas do mundo antigo foi feita por Antípatro de Sídon. As obras arquitetônicas construídas com as mãos humanas serviram por muitos séculos como verdadeiros templos de adoração e admiração. De todas as obras artísticas apenas uma permanece erguida até os dias de hoje. 

1 – A Grande Pirâmide de Gizé


O monumento de 137 metros de altura, erguido por volta de 2550 a.C é a única maravilha da Antiguidade que pode ser contemplada e admirada pelos turistas no Egito. Elas foram construídas com o objetivo de servirem de tumbas para as múmias dos faraós Queóps.

2 – Jardins Suspensos da Babilônia


Não se sabe ao certo da existência do jardim, mas algumas escavações realizadas no século 19 encontraram alguns vestígios da maravilha. Supõe-se que o jardim foi construído a mandado do rei Nebuchadbezzar (ou Nabucodonosor) para presentear sua esposa, a rainha Amyitis. O jardim existiu na cidade da Babilônia, na Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, onde atualmente fica localizado o Iraque.

3 – A Estátua de Zeus em Olímpia


A estátua do deus Zeus chegou a medir cerca de 15 metros de altura e levou oito anos para ser construída. O monumento foi esculpido por Fídias por volta do ano 450 a.C e era feita de ouro, pedras preciosas, ébano e marfim. Ela foi construída em Olímpia e depois levada para Constantinopla, onde acredita-se que foi destruída por um terremoto ou incêndio.

4 – Templo de Ártemis


A homenagem a deusa grega Ártemis foi construída em  550 a.C. em Éfeso, atual região da Turquia. A maravilha conseguiu se destacar por sua grandiosidade arquitetônica e era considerado o maior templo da antiguidade. O templo que levou cerca de 200 anos para ser construído teve parte destruída em um incêndio e o resto demolido com a invasão dos godos às províncias romanas.

5 – Mausoléu de Halicarnasso


Com o intuito de guardar os restos mortais do irmão e esposo, a rainha Artemísia II mandou construir o luxuoso túmulo em 350 a.C., onde também se localiza a Turquia. A sepultura foi destruída por volta do século XV, mas possui partes de sua construção no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia.

6 – Colosso de Rodes


A gigantesca estátua de mais de 30 metros de altura e cerca de 70 toneladas ficava na entrada da ilha de Rodes e representava o deus grego Hélios. O monumento foi construído em 300 a.C. e era todo feito de bronze. A estátua permaneceu na entrada da ilha por mais de 50 anos, mas foi destruída por um terremoto.

7 – Farol de Alexandria


A enorme torre de mármore foi construída em 280 a. C. próximo ao porto de Alexandria, no Egito. Com mais de 100 metros de altura, ela possuía espelhos que refletiam a luz das chamas, que dava para serem vistos por uma distância de até 50 km, ajudando a guiar as embarcações. O farol resistiu a vários terremotos, mas foi se decompondo aos poucos por volta do século IV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)