Como surgiu o bate papo na web?


Os ‘bate – papos’ virtuais são utilizados com uma das principais formas de comunicação. No entanto, para os mais velhos, a ‘vida on line’ nem sempre foi tão fácil.

No Brasil, um dos primeiros sistemas de conversa na internet surgiu nos anos 90. Bem diferente do que é utilizado hoje, o ‘ICQ’ era um sistema de bate papo on line que, além de ter um nome difícil, também complicava bastante a vida do usuário.Para acessar a sala de bate – papo na internet era necessário que o usuário utilizasse uma sequencia de números, em alguns casos com mais de dez dígitos.

As complicações no acesso (e, provavelmente a internet discada, disponível na maioria das casas da época) fizeram com que o ICQ não resistisse ao ‘jeitão’ simpático do seu sucessor: a Sala de Bate – Papo UOL (Universo On Line).

O sistema de bate papo oferecido por um dos sites pioneiros da internet no Brasil tornou a conversa mais pessoal e popular, exigindo do usuário apenas um ‘nick name’ ou nome de usuário.


Mas a revolução no sistema de conversas on line no Brasil aconteceu em 2001 com a Microsoft e o seu ‘MSN Messenger’ e uma agressiva campanha publicitária para aumentar o número de usuários no Brasil.

Rápido, com layout moderno e de fácil instalação, o MSN Messenger reinou absoluto, pelo menos no Brasil, até a inclusão do sistema de bate – papo em redes sociais como o site facebook.com, uma das formas mais utilizadas na internet hoje.

Morte/ Obsoleto e sem o encantamento das redes sociais, o MSN encerrou suas atividades no dia 30 de abril de 2013. O serviço foi substituído pelo igualmente popular ‘Skype’, que oferece versões também para celular.