A história do crime organizado


O filme "400 contra 1" conta a história de William da Silva Lima, único sobrevivente do grupo que fundou o Comando Vermelho no final dos nos 1970. Sua convivência com os presos políticos incursos sob a mesma Lei de Segurança Nacional; sua liderança no presídio de Ilha Grande durante o surgimento do grupo que criou um tipo de conduta inédito nos presídios brasileiros, a atuação deste grupo nas ruas do Rio de Janeiro no início dos anos oitenta, quando infernizaram a vida da polícia carioca fazendo ousados assaltos; e a surpreendente história de amor entre William e Tereza. A narrativa entrelaça seus conflitos íntimos às fugas e assaltos espetaculares.


Anos 70, presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos. William (Daniel de Oliveira), um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos ‘comuns’ eram colocados lado a lado com presos políticos. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. 


No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos. Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros.

Um filme que ao contar a história do crime organizado no Brasil trabalha com um tema recente diante da atuação de novas organizações que surgiram com os mesmos preceitos criados naquele momento da história nacional. 

A conscientização e o conhecimento sobre planejamento, disciplina e organização, a partir do ensinamento da atuação dos presos políticos, influenciaram e continuam influenciando a forma de atuação e reinvindicação do crime organizado hoje.


Dados técnicos:

Título Original: 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado
País de Origem: Brasil
Gênero: Ação/Drama
Duração: 98 min.
Ano:  2010
Áudio: Português
Legendas: Inglês

Direção: Caco Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)