Um resumo da história da Língua portuguesa

O português se desenvolveu na parte ocidental da Península Ibérica, a partir do latim trazido pelos soldados romanos desde o século III a.C.

A língua começou a diferenciar-se dos outros dialetos românicos depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V. Começou a ser usada em documentos escritos por volta do século IX.


Em 218 C, os romanos conquistaram a parte ocidental da Península Ibérica, composta principalmente pelas províncias romanas de Lusitânia e Galécia (compreendem atual região centro-sul de Portugal).


Os mesmos trouxeram consigo uma versão popular do latim, do qual se acredita que todas as línguas latinas tenham se derivado. Embora a população da Península Ibérica tenha se estabelecido muito antes da colonização romana, poucos traços das línguas nativas persistiram no português moderno.


Entre 409 e 711, enquanto o  Império Romano entrava em colapso, a Península Ibérica foi invadida por povos de origem germânica, conhecidos pelos romanos como bárbaros. 

Estes bárbaros (principalmente suevos e visigodos) absorveram rapidamente a cultura e a língua romana; contudo, e como as escolas romanas foram encerradas, o latim foi libertado para começar a evoluir sozinho.


Isso, porque cada tribo bárbara falava o latim de uma maneira diferente. A uniformidade da península rompeu-se, levando à formação de línguas bem diferentes (galaico-português ou português medieval, espanhol e catalão).


Acredita-se, em particular, que os suevos sejam responsáveis pela diferenciação linguística dos portugueses e galegos quando comparados com os  castelhanos. As línguas germânicas influenciaram particularmente o português em palavras ligadas ao contexto de guerras.



Configuração atual da língua foi largamente influenciada por dialetos moçárabes falados no Sul, na Lusitânia. Por bastante tempo, o dialeto latino desta província romana e depois do Reino Suevo desenvolveu-se apenas como uma língua falada, ficando o latim reservado para a língua escrita.

O mais antigo documento latino-português é chamado de Doação à Igreja de Sozello; encontra-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e é datado do ano de 870 d.C.


Pesquisa/Montagem/Edição: JF Hyppólito