Por que os gatos caem em pé?


Assista o vídeo do pulo do gato no final da postagem

Gatos têm a fama de terem sete vidas e um dos motivos para essa lenda existir é por que eles caem diversas vezes de lugares altos ao longo de sua vida sem se machucarem.  A verdade é que os gatos podem sofrer grandes feridas ou até morrerem ao cair de lugares altos. 

Ao mesmo tempo, escalar árvores e subir em outros lugares elevados faz parte da natureza dos felinos, de maneira que seus corpos estão programados para reduzir o impacto em caso de queda.

No vídeo abaixo, cientistas revelam como o gato faz para não se machucar quando ele cai e explicam porque os gatos caem de pé.  Esse comportamento é tão instintivo que gatos a partir de sete semanas já conseguem cair de pé.

Para cair de pé, o corpo do gato age como um paraquedas e trampolim

Em menos de um segundo de queda, o gato já entende qual lado é para cima e qual lado é para baixo. Isso parece simples, mas na velocidade que eles fazem esse raciocínio, quase nenhum outro animal faz. 

Ele primeiro vira a sua cabeça e depois as patas fronteiras para baixo.  Em seguida, gira a parte traseira do seu corpo para a direção certa. É curioso perceber como nem tudo acontece ao mesmo tempo, e, ainda assim, tudo acontece em questão de segundos.

Para diminuir a velocidade da queda, o gato abre os seus braços e pernas.  Quando ele faz isso, o seu corpo age como um paraquedas.  Simultaneamente, ele tira as suas garras para não escorregar quando cair o chão e flexiona a sua coluna para reduzir o impacto da queda.


Apesar de terem esses mecanismos para cair de pés no chão, os gatos podem se ferir gravemente na queda e nunca devem ser jogados ou derrubados.  Similarmente, é necessário telar janelas em espaços altos para prevenir que o gato se interesse por algo e caia sem querer.

 Fonte: http://www.linkanimal.com.br