Como nasceu o império Coca-cola


A sala superlotada fervilhava de expectativa. Robert “The Boss” Woodruff, presidente da Coca-Cola, tinha convocado uma reunião com toda a sua equipa de vendas, e entrava agora, com um charuto entre os dentes. Minutos mais tarde, o pessoal saía da sala num silêncio atordoado.

Robert Woodruff Winship (6 de dezembro de 1889 - 7 de março de 1985)
 foi o presidente  da The Coca-Cola Company de 1923 até 1954 

Tinham sido todos despedidos; porém, no dia seguinte, Woodruff contratou-os de novo a todos como “pessoal de serviço”, cuja função não era apenas vender xarope de coca-cola, mas também instalar máquinas nos reservatórios de gasosa, formar retalhistas nas técnicas de servir a bebida e apoiar as fábricas de engarrafamento.

O nascimento de uma fórmula secreta

John Stith Pemberton, o criador da fórmula da Coca-Cola.

A coca-cola nasceu num pátio de uma casa em Atlanta, Geórgia, em 1885, quando o  Dr. John Styth Pemberton, farmacêutico, preparou a sua versão de um tónico chamado Vin Mariani — uma mistura de vinho tinto e folhas de coca. No ano seguinte, Pemberton alterou a fórmula e misturou as folhas de coca com extracto de noz de cola, açúcar e certos aromatizantes que manteve em segredo.

A farmácia de Jacob.
Certo sábado, em Maio de 1886, foi até ao reservatório de gasosa local com um jarro do xaroposo preparado e juntou-lhe água, vendendo depois a bebida a 5 cêntimos o copo. 

No ano seguinte, tendo sido utilizada por engano água gaseificada, descobriu-se que esta tornava a bebida mais refrescante. Durante o primeiro ano, vendeu-se uma média de 13 copos da bebida por dia.

Anúncio de 1900

Antes da sua morte, em 1888, Pemberton foi vendendo aos poucos o seu negócio a diversos sócios, entre os quais Asa Candler, um homem de negócios de Atlanta. Em 1891, Candler adquirira o exclusivo da produção do xarope, que vendia através de grossistas a operadores de reservatórios de gasosa. 

Nova identidade para as garrafas de Coca-Cola lançada no ano de 1916, diferenciando o produto das inúmeras falsificações que surgiram no início do século.

Um ano mais tarde, fundou a The Coca-Cola Company, na Geórgia, e, em 1893, registou a marca utilizando as palavras desenhadas a caneta por Frank Robinson, guarda-livros de Pemberton, em 1886.



FONTE: www.seleccoes.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...