A evolução do telefone


Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antônio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269.[3]. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.

1. A primeira ligação em 1876


Em 10 de março de 1876, Alexander Graham Bell faz a primeira ligação telefônica e diz: “Sr. Watson, venha aqui! Eu quero vê-lo! ”.

2. Alô, telefonista 1900


As linhas de transmissão conectam algumas grandes cidades nos Estados Unidos, mas para ligar para alguém, tem que falar com a telefonista.

3. Anota o meu número 1919


A partir desse ano, os telefones ganharam discos com números para que você pudesse ligar para quem quisesse sem precisar da telefonista.

4. Triiiiim, triiiiiiiim 1949


Uma companhia americana começa a vender esse modelo de telefone que se tornou um verdadeiro ícone. Foi o primeiro aparelho a ter fone para falar e a campainha juntos.

5. Pressione a tecla estrela 1963


Os primeiros telefones com teclas no lugar dos discadores começam a ser vendidos. Foi nessa época que surgiram também as teclas com os símbolos # e * nos telefones.

6. Liga no meu celular 1973


Martin Cooper, da Motorola, faz a primeira ligação de um celular na história, abrindo caminho para os telefones que a gente carrega no bolso hoje.

7. Olha… sem fios 1980


Se você ainda tem um telefone fixo na sua casa, ele provavelmente é um telefone sem fio. Essa tecnologia foi criada nos anos 60, mas só chegou no mercado e se popularizou na década de 80.

8. Um verdadeiro tijolo 1983


Dez anos depois da primeira ligação feita por um celular, esse aparelho chega às lojas. Hoje, ele custaria mais de R$ 20.000. A bateria durava no máximo 8 horas e ele pesava quase 1kg.

9. Primeiro espertinho 1993


O primeiro telefone a trazer o conceito de smartphone foi o IBM Simon. Ele já era um minicomputador com algumas funções além de fazer e receber ligações. Também foi o primeiro celular a ter uma tela touchscreen.

10. Conectado 1999


A internet no celular foi inaugurada pelo Nokia 7110, um aparelho da popular empresa finlandesa. O Nokia permitia acesso a páginas da web que basicamente só tinham texto. Nem dava para se divertir com joguinhos ou ver fotos.

11. iRevolução 2007


O iPhone, o primeiro celular da Apple, mudou o mercado dos celulares. O smartphone trouxe várias inovações, como o conceito dos aplicativos, por exemplo.

Pesquisa e montagem JF Hyppólito