A verdadeira história dos Três Patetas



A história dos Três Patetas tem uma área escura. Nos bastidores do sucesso se esconde a vida sofrida dos protagonistas, que jamais foram reconhecidos enquanto vivos, foram explorados e jogados fora pelos Estúdios Columbia. A supervivência do trabalho deles só faz maior o hiato entre o que eles significaram na história da comédia e o troco que a indústria do entretenimento lhes deu.

Os irmãos Moe e Curly Howard e Larry Fine eram uns garotos da classe operária quando começaram a trabalhar no gênero do vaudeville, na década de vinte. Nas duas décadas seguintes e no começo dos anos cinqüenta, eles filmaram uns duzentos curtas para a Columbia Pictures, mas foram objeto de uma exploração selvagem pelo empresário deles, Harry Romm, e pelo estúdio, que na época era dirigido por Harry Cohn.

Se bem The Three Stooges não tinham o prestígio de outros cômicos -os curtas deles eram exibidos nos cinemas como complemento de outros filmes-, a Columbia faturou uma fortuna com eles.

A realidade é que a vida dos reis do pastelão não tinha nada de engraçado. Curly era alcoólatra, vivia submetido a paixões que só lhe traziam sofrimento e padecia uma apoplexia que o levou à morte aos 48 anos. No seriado foi substituído por Shemp Howard, irmão mais velho de Moe e Larry, que também morreu cedo; Joe e, no final, por Curly-Joe.

Larry era viciado em jogo. Essa doença fez com que vivesse endividado. E Moe, que era o mais estável, jamais conseguiu superar o destrato dos empresários.

Eles não ganhavam bem, mas tinham trabalho e isso já era muito bom para quem havia atravessado a grande depressão dos anos vinte. Jamais foram cientes da dimensão da popularidade deles.


Em 1958, a Columbia decidiu cancelar as filmagens e eles foram demitidos. Moe chegou a trabalhar como mensageiro dos estúdios e anos depois foi até barrado na porta um dia em que foi visitar velhos colegas.

Na década de sesenta os curtas resurgiram na televisão e Os Três Patetas ganharam uma nova fama que até hoje continua, pois o seriado é ainda exibido em dezenas de países.

Os herdeiros deles se deram bem: a marca The Three Stooges tem mais de cem franquias para roupa, brinquedos, guloseimas e merchandising.

Os outros herdeiros estão aí, de Steve Martin a Jim Carrey, muitos comediantes beberam nas fontes dos Patetas. Até Mel Gibson disse que vários gags de Máquina Mortífera foram inspirados pelas velhas trapalhadas deles.

No entanto, a MGM anunciou a filmação de um longa dos Três Patetas dirigido pelos irmãos Bobby e Peter Farrelly, com Sean Penn, Jim Carrey e Benicio del Toro nos protagónicos.

A história de Os Três Patetas, outro paradoxo entre o público e o privado, só parece confirmar a velha lenda da indústria que diz que em cada cômico se esconde um homem com o coração quebrado.

Fonte: nemvem


Os seis patetas


MoeHoward



Moe Howard nasceu em 19 de junho de 1897 em Bensonhurst, New York. Seu verdadeiro nome era Moses Horwitz. Moe tinha 4 irmãos, destes, dois se tornariam integrantes dos Três Patetas: Jerome (Curly) e Shemp. Os outros dois irmãos, Jack e Irving, nunca se envolveram com o show business. Em 1909 nos estúdios de Vitagraph, no Brooklyn, Moe ganhou sua entrada no cinema. Sua persistência o fez aparecer em filmes ao lado de estrelas da época como John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson, e Walter Johnson. Foi também em 1909 que Moe se encontrou com Ted Healy, se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulharoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão. em 1922, Moe juntamente com Ted Healy e com o irmão Shemp deu forma a uma parceria, que durou, com algumas interrupções, por quase 10 anos. Em 7 de Junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger, que era uma prima de Harry Houdini, o famoso mágico. Ted Healy e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia "Uma noite em Veneza e Soup to Nuts". Estas películas foram seguida por uma série de comédias para a Metro Golden Mayer. Em 1934, Moe Howard, Larry Fine, e Jerome Howard curly, assinaram um contrato com os Columbia Studios como Os Três Patetas para fazer filmes curtos que são vistos até hoje na televisão. Em 1958, Moe e Larry juntaram-se a Joe DeRita para continuar os Três Patetas, depois da morte de Curly. Continuaram atuando até que em 1970 Larry sofreu um infarto durante o as gravações do filme "Kook's Tour " . Como Larry ficou incapacitado para continuar as gravações, Moe e Joe curly pensaram em substituí-lo por Emil Sitka, mas os Três Patetas jamais retornariam às telas novamente. Moe teve dois filhos, Joan e Paul.
Moe Howard faleceu em 4 de maio de 1975 com setenta e oito anos de idade.


LarryFine



Larry Fine nasceu em 05 de outubro de 1902 no lado sul da Filadélfia, Pensilvânia. Seu nome verdadeiro era Louis Fienberg. Seus pais, Joseph Fienberg e Fanny Lieberman, tinham uma relojoaria. Larry tinha dois irmãos, Morris, um irmão mais novo Phillip que morreu prematuramente, e uma irmã, Lila, que seguiu a carreira de professora. Quando criança, Larry sofreu um acidente na relojoaria de seu pai. Larry teve o braço esquerdo queimado por um ácido usado por seu pai na manutenção de relógios e jóias. Larry necessitou de tratamento especializado e um implante da pele foi feito em seu braço. Os médicos de Larry recomendaram que ele fizesse lições do violino como fisioterapia. Com o tempo Larry começou a tocar violino profissionalmente. Larry começou a atuar nas casas noturnas como violinista e eventualmente lutador de boxe. Conseguiu um bom dinheiro em uma luta contra um lutador bem mais leve que ele. Mais tarde, desenvolveria um show em que faria uma dança russa ao tocar o violino. Foi este número que chamou a atenção de Ted Healy. Depois que Shemp decidiu abandonar o show de Ted Healy, Moe sugeriu que talvez Larry poderia substituir Shemp. O trio, Moe, Larry, e Shemp apareceria primeiramente na Broadway em "Uma noite em Veneza". Larry também participou do primeiro longa metragem do trio chamado "Soup for Nuts" em 1930 para a Twenty century Fox. Larry teve dois filhos. Seu filho, Johnny morreu em um acidente trágico de automóvel em 17 de novembro de 1961 com a idade de 24. Larry teve também uma filha, Phyllis. A esposa de Larry, Mable, morreu em 30 de maio de 1967. Larry tem cinco netos, Christy Lynn Clark, John Fine, Jr., Phyllis Miller, Kris Cutler, e Eric Lamond. Após 1958, Larry, Moe, e Joe curly apresentaram shows ao vivo através do país,.
Larry sofreu um infarto durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970. Após seu infarto, Larry jamais atuaria novamente. Larry Fine morreu em 24 de janeiro de 1975.


Curly Howard



O nome verdadeiro de Howard curly era Jerome Lester Horwitz. Curly nasceu em 22 de outubro de 1903 em Bath beach, um resort de verão no Brooklyn. Curly se interessou pelo show business vendo seus irmãos mais velhos, Shemp e Moe atuarem com os Patetas no show de Ted Healy. Depois que Shemp saiu do show de Healy, Moe sugeriu a Healy que seu irmão mais novo, Jerome substituisse Shemp. Curly era conhecido naquela época como "babe." Quando Curly foi conversar com Teddy Healy pela primeira vez, tinha cabelos castanhos fartos e ondulados e um belo bigode que Teddy mandou que raspasse imediatamente. Curly acabou aceitando raspar a cabeça e o bigode como condição para entrar para os Patetas. Conhecido agora como curly, mergulhou com os Patetas nos shows de vaudeville e as comédias curtas da MGM. Em 1934, Curly se uniu a Larry e Moe e fizeram muitos curta-metragens para a Columbia Pictures. Depois que seu primeiro casamento foi anulado, Curly casou-se mais três vezes. em 7 de Junho de 1937 casou-se com Elaine Ackerman. Em 1938, Elaine deu à luz à primeira filha de Curly, Marilyn. Elaine e curly divorciaram-se em 11 de julho de 1940 após somente 3 anos de união. em 17 de outubro de 1945, Curly se casou com Marion Buxbaum. Após três meses de intensas brigas e acusações, Curly se separou de Marion em 14 de janeiro de 1946. Este divórcio foi um escândalo na época e todos os jornais esmiuçaram o caso à exaustão. Foi após sua separação de Marion que a saúde de Curly começou seu declínio rápido. Em 06 de maio de 1946, Curly sofreu um infarto durante a gravação da 97º comedia dos Três Patetas intitulada "Half-Wits' Holiday"(1947). Um ano mais tarde Curly conheceu Valerie Newman, com quem se casou em 31 de julho de 1947. Valerie foi a quarta esposa de Curly, e cuidou dele naqueles anos terríveis. Valerie deu à luz a uma filha, Janie. Finalmente, em 1949, a saúde curly piorou e ele sofreu uma série de infartos seguidos e foi levado ao Cedars of Lebanon Hospital em Hollywood.
Curly morreu em 18 de janeiro de 1952. Tinha apenas 48 anos de idade.


Shemp Howard



O nome verdadeiro de Shemp era Samuel Horwitz. Ele nasceu no Brooklyn, Nova York em 17 de março de 1895. Adquiriu o apelido "Shemp" quando sua mãe, com seu sotaque europeu arrastado, o chamaria "Sam," que soava como "Shemp". Shemp trabalhou com seu irmão Moe em vários shows amadores de vaudeville até 1922 quando Ted Healy o convidou para participar de seu show, juntamente com Moe, seu irmão. Em 1927 Shemp seu casou com Gertrude "Babe" Frank e tiveram uma filho chamado Morton em 1927. Em 1930 Larry juntou-se a Moe, Shemp e Ted Healy. Em 1930, filmaram "Soup to Nuts". Healy saiu da JJ Shubert Broadway, deixando Moe e Larry sozinhos. Shemp decidiu permanecer com show. Shemp apareceu em filmes da RKO, da MGM, e da Monogram. Nos anos 1940 apareceu em numerosos filmes da Universal como "buck Privates," "Dick Bank," e "Hellzapoppin!" Depois que curly teve que deixar o grupo por causa de sua doença, Shemp tornou-se um dos Três Patetas. Shemp fez 77 curta-metragens com os patetas e também um filme sobre a corrida do ouro chamado "Gold Raiders" (1951). Shemp apareceu também no piloto da série "Jerks of All Trades.
Em 23 de novembro de 1955, Shemp saiu com seus amigos e foi ao Hollywood Legion Stadium ver uma luta de boxe. Após a luta, Shemp e seu amigo Al Winston pegaram um taxi para voltar para casa. Shemp inclinou-se no banco do taxi e acendeu um charuto. De repente caiu sobre Winston. Shemp teve um ataque de coração fulminante e morreu aos 60 de idade.


Joe Besser



Após a morte de Shemp Howard em 1956, os Patetas substituíram-no por Joe Besser. Besser nasceu em Saint Louis, Missouri em 12 de agosto de 1907. Seus pais eram judeus ortodoxos e imigraram da Polônia em 1895 para os EUA onde Morris, seu pai, trabalhou como padeiro. Em 1928 se estabeleu como um comediante solo. Quando em uma excursão foi apresentado a Erna Dora Kretschmer (Erna Kay) com quem se casou em 18 de novembro de 1932. Erna Kay atuou como coreógrafa na comédia de 1929 da Paramount "The cocconuts," dos irmãos Marx. Em 1956. Joe deixou os Três Patetas e teve uma carreira bem sucedida da televisão.
Em 1 de março de 1988, Joe morreu durante o sono, em sua casa, ao norte de Hollywood. Joe teve um infarto. Quatorze meses mais tarde, sua esposa Erna morreu em 1 de julho de 1989.


Joe Derita (Curly Joe)



O nome real de Joe DeRita era Joseph Wardell. Joe nasceu em 12 de julho de 1909 na Filadélfia, Pensilvânia. Joe era único dos Patetas a vir de uma família do show bizz. Sua mãe, Florenz DeRita, era um dançarina e seu pai, Wardell frank, era um técnico de palco. Joe entrou para o show business aos sete anos de idade. Os papéis de Joe incluíram o papel do título na versão do estágio do "Peck's Bad Boy" com sua mãe e seu pai. Em 1921, Joe entrou no burlesco porque o vaudeville tinha acabado. A estréia de Joe no cinema foi em "The Doughgirls" em 1944 com Ann Sheridan para a Warner. Fêz diversas excursões com Bing Crosby para entreter recrutas na Inglaterra e na França. Após a guerra, Joe apareceu nos filmes "Slappily Married" e "The Good Bad Egg," Em 1958 o departamento de curta-metragens da Columbia fechou e os Três Patetas tiveram seu contrato rescindido. Joe Besser não quis viajar pelo país com o show e Moe e Larry necessitaram de um novo pateta. Joe DeRita foi convidado a juntar-se a eles e foi nessa época que os patetas fundaram a Comedy III Productions, Inc., uma companhia que até hoje têm os direitos dos filmes dos Três Patetas . Joe DeRita morreu em 3 de julho de 1993 no Motion Picture Hospital in Los Angeles. Ele foi o último Pateta.

Pesquisa/Montagem/Edição:JF Hyppólito