Bob Marley - O Rei do Reggae


Robert Nesta Marley, o famoso Bob Marley, músico de reggae, um dos melhores de todos os tempos, cantor, guitarrista e compositor jamaicano.

A maioria do seu trabalho incluía a lida com os problemas dos pobres e oprimidos. Era também conhecido por “Charles Wesley dos rastafáris” pelo fato com que colocava a religião através de suas músicas.

Bob Marley casou com Rita Marley, com quem teve 4 filhos, ao todo, foram doze filhos, sendo dois adotados. Dois de seus filhos Ziggy e Stephen Marley, continuaram o estilo musical de seu pai na banda Melody Makers; outro que também entrou para música foi Damian Marley, conhecido como Jr. Gong.

MARLEY E O RASTAFÁRI



Bob Marley era adepto da religião rastafári, influenciado por sua esposa, em suas ações e músicas demonstrava isso. Nas suas canções Marley falava sobre irmandade e paz para todo o povo. Antes de falecer com o nome de Berhane Selassie, o batizaram na Igreja Ortodoxa da Etiópia Marley defendia o uso da maconha, para ele tinha um sentido da comunhão, apesar de não ser um consenso geral entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire ele aparece fumando maconha.

No que concerne a Leonard Howell, fora um dos primeiros a organizar um pequeno reino, nos arredores de Kingston, denominada Pinnacle, seguindo os verdadeiros ensinamentos rastafári, com destaque para a “teoria da Repatriação” que preparava o povo negro para o regresso, a pátria-mãe, na antiga Abissínia (atual Etiópia e parte do Sudão).


O Movimento Rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). Este termo advém de uma forma contraída de Jave encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei Tiago

A MORTE DE UM MITO


Em 1977, ele descobriu através de uma ferida no dedão do pé, que tinha câncer de pele, melanoma maligno. Os médicos queriam amputar seu dedo, mas ele negou, devido a suas convicções religiosas, e por vez se preocupava com a amputação. Pois iria repercutir em sua dança. A doença não foi a púbico, e ele morreu em 11 de maio de 1981.

Sendo que um mês antes de seu falecimento, recebeu ordem de mérito da Jamaica, pela sua contribuição cultural no país.