As Crônicas de Nárnia, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - Clives Staples Lewis


Um romance fantasioso infantil do escritor britânico C.S. Lewis. Publicado em 1950, mas escrito em meados de 1940, é o primeiro e mais conhecido livro da série intitulada As Crônicas de Nárnia.

Publicado em: 1950 Autor: Clive Staples Lewis
Seguido por: Príncipe Caspian
Personagens: Aslam, Lúcia Pevensie, Edmundo Pevensie, Susana Pevensie, Feiticeira Branca, Pedro Pevensie, Sr. Tumnus, Digory Kirke, Sr. e Sra.Castor
Gêneros: Fantasia, Literatura infanto juvenil, Ficção especulativa

Resumo

Era uma vez quatro irmãos, duas meninas e dois meninos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia.

Durante a guerra que aconteceu, em Londres onde moravam, as crianças foram mandadas para morar na casa de um velho professor.

Estavam brincando de esconde-esconde pela casa quando Lúcia, a mais nova, encontrou uma sala vazia, com apenas um guarda-roupa, e para se esconder, entrou nele. Sem perceber, foi parar em uma terra chamada Nárnia, que fica em outro mundo! Lá, conheceu um fauno (criatura típica de Nárnia) que lhe ensinou sobre aquele lugar e, lhe falou sobre a feiticeira branca malvada que condenou Nárnia para que sempre fosse inverno. Disse-lhe também sobre Aslan um leão bondoso e fiel que havia criado Nárnia.

Quando Lúcia voltou para a Casa do Professor contou aos seus irmãos, que não acreditaram na sua história. Num outro dia, Edmundo (o segundo mais novo), entrou no guarda-roupa, da sala vazia, e quando chegou à Nárnia encontrou a feiticeira branca, e esta, pediu que trouxesse todos os seus irmãos, para que ela os matasse, mas Edmundo não sabia disso.

Quando todos foram para Nárnia, Lúcia, Susana e Pedro fizeram muitos amigos, já Edmundo não pois, quando chegou a Nárnia foi aprisionado pela feiticeira. Todos os amigos que as duas meninas e o menino fizeram os ajudaram a salvar Edmundo. Agora, os quatro irmãos foram ao encontro de Aslan porque, para salvar Nárnia da ira da feiticeira teriam que matá-la, e Aslan os esperava com um exército.


Com muitas dificuldades e com muita ajuda também conseguiram derrotar a feiticeira! Assim, Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro se tornaram reis e rainhas de Nárnia.  Passado um tempo, os irmãos já não eram mais crianças e sim adultos, e passando pelos campos de Nárnia encontraram um lugar que lhes parecera familiar, continuaram andando e abriram uma porta: todos caíram no chão e voltam a ser crianças! Ou seja: voltaram para casa!