Artigo X: O Desaparecimento do menino Carlinhos completa 40 anos


Edição do dia 19/09/2013 10h34
Desaparecimento do menino Carlinhos completa 40 anos

Caso que mobilizou o Brasil inteiro nos anos 70 continua sem solução.
Pai chegou a ser acusado e preso, mas foi solto e continua buscas.

O desaparecimento de Carlos Ramirez, um menino de 10 anos, levado de dentro da própria casa, mobilizou o Brasil nos anos 70.  A investigação do caso gerou muitas hipóteses e diversos suspeitos foram presos, inclusive o pai da criança. No entanto, até hoje ninguém foi punido e não se sabe o que, de fato, aconteceu com Carlinhos na noite do dia 2 de agosto de 1973.

O caso virou livro e filme. Ocupou durante anos as manchetes de todos os jornais brasileiros. O sumiço  ainda coleciona uma série de hipóteses e motivações diferentes, um verdadeiro labirinto de pistas.

“Era um menino lindo, com uma cara de anjo. As pessoas não acreditavam que ele pudesse ter desaparecido, que pudesse ter sido sequestrado. Parecia enredo de novela, mas era realidade", afirma a jornalista Glória Maria, que cobriu o caso.

“Talvez seja um dos maiores mistérios da crônica policial brasileira”, diz o jornalista Maurício Menezes, que cobriu o caso.

O sequestro


Carlinhos era um dos sete filhos de uma dona de casa e de um industrial. No dia 2 de agosto, ele assistia a uma novela com a mãe e mais quatro irmãos quando a chave da luz foi desligada. 

O sequestrador agarrou uma das irmãs de Carlinhos quando ela foi ver o que tinha acontecido, entrou na casa e levou o menino. No momento que o pai do menino chegou em casa, o sequestrador saiu com Carlinhos.

O homem deixou um bilhete em que pedia 100 mil cruzeiros pelo resgate. “Na época, o Brasil estava em plena ditadura militar e havia muitos sequestros de cunho político. Mas sequestro pedindo resgate não tinha no Brasil”, conta Mauricio Menezes.

As primeiras investigações indicaram que o sequestrador era amigo da família, porque agiu no escuro e demonstrou conhecimento da casa. Ele ainda teve a preocupação de cobrir o rosto, para não ser conhecido.

Caso sem solução

O caso tomou conta do país. Muitas pessoas doaram o que puderam para ajudar a pagar o resgate, e agências bancárias abriram contas especiais para que o dinheiro fosse conseguido rapidamente.

Depois de ser acusado por um detetive particular, o pai de Carlinhos foi preso e estuprado na prisão. “Ninguém resiste a um negócio desse. Ele apanhou, foi humilhado, torturado, ofendido”, lembra Maurício Menezes.

“A família não tem como ficar unida no momento que a única coisa que você faz para se defender, para diminuir um pouco a dor é achar o culpado”, afirma Glória Maria.

Em um depoimento, uma das irmãs de Carlinhos disse que reconheceu os olhos e um cheiro nas mãos do sequestrador, mas só falou sobre isso quatro anos depois do crime. A polícia prendeu o homem, que foi condenado e depois absolvido.

O casamento dos pais de Carlinhos entrou em crise. Eles se separaram depois de 19 anos de vida em comum e sete filhos. A mãe de Carlinhos mudou de opinião sobre o sequestro e passou a acusar a família do ex-marido de estar envolvida no crime. Apesar das acusações, o pai do menino continuou procurando o filho.

Fonte Globo news http://g1.globo.com