Qual é o futuro da internet?


A Internet tem apenas algumas décadas de idade, mas nesse tempo ela passou por mudanças significativas. Ela cresceu fora da confusão das redes independentes dentro de uma entidade global. Ela serve como uma plataforma para negócios, comunicação, entretenimento e educação.

E você pode se conectar a essa enorme rede por meio de dúzias de serviços diferentes.
O que acontece agora?

Onde mais você pode ir, quando acessa trívias rápidas sobre o assunto mais obscuro que possa imaginar com uns poucos toques na tela de smartphone?

A resposta não está totalmente clara, mas as possibilidades são excitantes.
Uma coisa que parece certa é que as velocidades de transmissão de dados vão aumentar globalmente. De acordo com a Akamai Technologies, que publica trimestralmente um relatório sobre a Internet, a média mundial de velocidade de transmissão de dados no final de 2009 era de 1,7 mbps (megabits por segundo).

Compare isso ao recorde para velocidade de transmissão de dados estabelecido pela Bell Labs: 100 petabits por segundo. Isso é equivalente a 100 bilhões de megabits por segundo. A essa velocidade, você poderia transmitir 400 DVDs de dados por segundo.

Isso é um abismo enorme entre o que é atualmente possível e o que está comercialmente disponível. Mas à medida que o tempo passa, os custos para produzir redes ultrarrápidas caem.

Em algum momento no futuro, o consumidor médio será capaz de baixar um filme de alta definição em um segundo ou jogar videogames baseados em nuvens.
Mesmo com as conexões cabeadas alcançando velocidades sem precedentes, a tecnologia sem fio continua evoluindo. Tecnologias como LTE e WiMAX nos dão a capacidade de acessar a Internet sem fio a velocidades comparáveis às conexões de banda larga.

Isso abre portas para que dispositivos portáteis como smartphones, laptops e tablets pluguem na Internet sem a necessidade de fios.

Acreditamos que a Internet será mais rápida e mais predominante. O que mais pode o futuro esperar?

Fonte: Hsw - Uol