La Bamba: A vida de Ritchie Valens



No dia 24 de julho de 1987 era lançado nos cinemas, nos Estados Unidos, o filme “La Bamba”, que conta a história de vida e do sucesso meteórico do cantor e músico Ritchie Valens.


Ele morreu com apenas 17 anos, em 3 de fevereiro de 1959, quando foi a mais jovem vítima do acidente aéreo que também matou Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson. A triste data ficou conhecida como “o dia em que a música morreu".




A biográfica cinematográfica é estrelada por Lou Diamond Phillips, com participação de Brian Setzer, com direção de Luiz Valdez. Por causa do filme, em 29 de agosto de 1987, quase 30 anos após a queda do avião que matou Ritchie Valens, sua música “La Bamba” atingiu o topo das paradas de sucesso e se tornou o hit #1 com interpretação da banda Los Lobos, originária da cidade natal de Valens, Los Angeles, na Califórnia.

Valens adaptou "La Bamba", uma canção popular tradicional de Veracruz, no México, para o rock and roll. Sua música ficou na 22a. posição na parada pop da Billboard em janeiro de 1959.

La Bamba tornou-se o maior sucesso de rock-and-roll em língua espanhola na história, embora o jovem que gravou o hit não falasse espanhol. Este fato interessante sobre a vida de Valens só se tornou conhecido do grande público por conta do enorme sucesso do filme "La Bamba", que deu um novo impulso à obra do falecido músico e levou a canção ao posto #1 em 29 de agosto de 1987.


A banda de rock alternativo de Los Angeles "Los Lobos" foi uma escolha natural para gravar a trilha sonora do filme "La Bamba", que inclui outros hits de Valens como "Come On Let's Go" e "Donna".





Fonte:seuhistory
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...