Conselhos de um hacker: como escolher sua senha



Um hacker com intenção de entrar em um sistema protegido não fica tentando mil senhas na tela de login até que ele encontre a correta.

Um profissional mal-intencionado tem um procedimento muito mais rápido: eles roubam documentos que registram as senhas de dentro de sistemas vulneráveis.

Claro que esses documentos vêm com as senhas encriptadas, mas tudo que um hacker precisa depois de tê-lo em mãos é de um software que desvende o código e de tempo.

Ou seja: nenhuma senha é inquebrável se o hacker tiver tempo o suficiente, mas você pode tomar medidas pra diminuir as chances de que alguém mal intencionado descubra sua senha.

E dado que a maioria das pessoas usa senhas bastantes óbvias - vide essa lista das 25 senhas mais populares, está claro que a maioria de nós não faz ideia da importância de uma senha forte. No WonderHowTo, um hacker deu algumas dicas sobre como compôr sua próxima senha.

O ideal:

De acordo com ele, o ideal é uma senha bastante longa. Quanto mais longa a senha, mais tempo demora para quebrá-la. Seria ótimo que ela fosse composta por caracteres aleatórios, números e letras, e então trocasse a senha a cada 30 dias. Mas ninguém vai fazer isso, a gente sabe.


O praticável:

1. Nunca use nenhum termo que possa ser encontrado de maneira literal no dicionário (ou seja, nenhuma palavra sozinha)

2. Use todos os tipos de caracteres: números, caracteres especias e letras maiúsculas e minúscula se possível. A ideia é aumentar o número de variáveis possíveis e dificultar a quebra da senha.

3. Nunca use apenas números, não importa a combinação. Lembra da aula de análise combinatório do colégio? São 10 os números, o que significa que há 9.999.999.999 possibilidades de senha nesse caso - parece bastante, mas esse número aumenta muito quando você usa todas as possibilidades.

4. Troque a senha com frequência, sempre que você se lembrar.

5. Não use a mesma senha em vários sistemas. Não preciso nem explicar o porquê, né?


O melhor método:

Pense em uma frase longa, com sujeito, verbo e predicado. Use letras maiúsculas no começo de cada frase e substitua as seguintes letras na frase usando esse método - você vai se acostumar rapidinho:

A por 4

E por 3

I por 1

O por 0

S por $